Projetos de pesquisa e inovação poderão ser desenvolvidos em conjunto por empresas, universidades, governos e fundações de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. Esse é o objetivo de acordo firmado entre o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Faps) dos quatro estados.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A intenção é promover o desenvolvimento regional sem se limitar às fronteiras dos estados. É isso que prevê o memorando de entendimento assinado pelos presidentes das fundações de amparo à pesquisa durante o South Summit Brasil, em Porto Alegre, no começo deste mês. Segundo o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen, as conversas para esse acordo começaram há um ano, em Chapecó, em reunião do Codesul.
– Fizemos uma provocação para o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski, e, na sequência, para os presidentes das Fapes, convidando-os para pensar em uma chamada pública conjunta envolvendo os quatro estados e trazendo o BRDE como parceiro em temas importante para todos – conta Holthausen.
São muitos os desafios semelhantes enfrentados pelos quatro estados. Mais oportunidades de trabalho conjunto para pesquisadores e empresas é uma nova razão para ampliar a integração e o desenvolvimento econômico numa região que já está unida pela proximidade e sente mais isso no turismo.
Continua depois da publicidade
No encontro em Porto Alegre que resultou na assinatura do memorando estavam, além de Holthhausen, participaram o diretor de Planejamento do BRDE, Otomar Vivian, o secretário-executivo do Codesul, Gustavo Salvador Pereira, os presidentes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), Odir Dellagostin, da Fundação Araucária de Apoio ao desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, Ramiro Wahrhaftig, e da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul (Fundect), Márcio de Araújo Pereira.