De agropecuaristas que vêm de jatinho a empresários da Região Sul, o Litoral Centro-Norte de Santa Catarina segue com vendas em alta de imóveis de alto padrão. Entre as novas empresas desse setor em Itapema está a H Santos, de família do setor industrial em SC que decidiu diversificar negócios e está surpresa com os resultados.
Continua depois da publicidade
Ela fechou 2021 com crescimento de 63% da receita frente ao ano anterior, em 2022 cresceu 65% e neste primeiro semestre avançou 68% frente ao mesmo período do ano passado. Com atuação somente em Itapema por enquanto, a H Santos, fundada em 2013, completou 10 anos quarta-feira (21).
Nessa trajetória, construiu um empreendimento por ano e, atualmente, tem seis em andamento, totalizando 16 lançamentos desde a estreia no setor, destaca o diretor administrativo da construtora e incorporadora, Lucas Mafra dos Santos.
Segundo ele, Itapema tem registrado valorização imobiliária acima da média nacional nos últimos anos pelos atrativos turísticos e imobiliários da região. Atualmente, tem o segundo metro quadrado mais valorizado do país segundo a pesquisa Fipezap. Está atrás apenas da vizinha Balneário Camboriú.
Como Balneário ficou uma cidade cara, com preços médios de apartamentos que vão de R$ 3 milhões a R$ 9 milhões ou mais, Itapema acaba sendo mais procurada por ter imóveis de alto padrão com preços mais acessíveis. Apartamentos na planta podem custar entre R$ 900 mil a mais de R$ 1 milhão, com entrada de R$ 200 e financiamento pela construtora numa média de 90 a 100 meses.
Continua depois da publicidade
– O cliente foca a localização na cidade, na região. Não importa se tem vista para o mar ou não. Ele não visita somente a praia de Itapema. Com um imóvel bem localizado, passeia em toda a região. Nesses empreendimentos, um dos atrativos é a área interna de lazer, com amplo home club, cinema e piscina aquecida – explica Santos.
Segundo ele, outro diferencial é o padrão construtivo, que segue as normas de segurança e de qualidade. A H Santos tem a mesma equipe de engenharia desde a fundação da empresa. Outra estratégia para ganhar mercado é entregar algo mais do que é oferecido inicialmente no projeto.