Executivo que lidera a gestão de pessoas no Grupo JBS, maior empresa de proteínas do mundo, que tem 260 mil colaboradores, Fernando Meller fez diversos alertas sobre o presente e o futuro do trabalho, na abertura do 14º Simpósio Técnico de Avicultura, em Florianópolis, nesta terça-feira. Segundo ele, diante da falta de trabalhadores, em breve cinco gerações de pessoas trabalharão na mesma empresa: os baby boomers, geração X, geração Y millenials, geração Z e geração Alpha.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

– Hoje, a grande maioria das empresas já tem quatro gerações trabalhando juntas. Daqui a pouquinho serão cinco gerações. Pessoas que têm criação diferente, valores diferentes prioridades diferentes, pensamentos diferentes. Não acho que o nosso principal desafio seja acolher as novas gerações que estão chegando ao mercado de trabalho. Eu acho que nosso maior desafio é fazer com que todos trabalhem em conjunto porque nós precisamos trabalhar com todas elas – afirmou Fernando Meller, em palestra na abertura do simpósio no Centrosul.

Segundo ele, a pirâmide demográfica do Brasil está se movendo e mostra um aumento no número de pessoas da terceira idade. Por isso, as empresas terão perfis diferentes de colaboradores e a diversidade será maior com a integração de gerações.

– Quando a gente fala de diversidade, nós estamos falando isso aqui. Se nós não tivermos uma empresa capaz de acolher, gerar oportunidade, de tornar um bom ambiente de trabalho para todos, aí nós não vamos participar desse jogo (das oportunidades do aumento da produção global de alimentos). A diversidade está na raiz da nossa necessidade. Quando a gente fala de etarismo, estamos vendo essa curva (da pirâmide etária) se mover – destacou o executivo.  

Continua depois da publicidade

Fernando Meller disse que outro ponto importante do atual momento do mercado de trabalho é que muitas profissões estão mudando, muitas tecnologias  avançam e os conhecimentos também. Por isso, o que as pessoas aprenderem estará desatualizado em dois anos. O executivo falou sobre a crescente necessidade de aumento da produção de alimentos e do desafio do pleno emprego em SC, que dificulta a oferta de trabalhadores para a agroindústria.

A palestra de Meller, com mediação de perguntas do presidente do Sindicarnes SC, José Antônio Ribas, sucedeu a abertura do Simpósio, que contou com a presença de diversas autoridades.

Participaram o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, o presidente da Associação Catarinense de Avicultura (Acav), Ricardo Castellar de Faria, o prefeito de Florianópolis, Topazio Neto, o secretário de Estado da Agricultura, Valdir Colatto, que representou o governador Jorginho Mello, e o deputado estadual Altair Silva.

Leia também

Estudo revela impacto econômico da gigante mundial de carnes JBS em SC

Apesar de a Tupy ser indústria de ‘ferro’, nomeações do BNDES agitaram as redes

“Nossa linha de produção nos EUA tem quase um quilômetro”, diz CEO da Portobello Grupo

Startup Summit tem público de 38 mil pessoas, com avanço maior no presencial

“Donos de grandes capitais podem criar fundo de venture aqui”, diz empresário do Vale do Silício

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Continua depois da publicidade