Com mais de 40 praias e natureza exuberante, Florianópolis tem também uma gastronomia típica ligada ao mar que atrai turistas. Esse setor ganhou nova âncora há 30 anos: as ostras. Ao sediar o primeiro Encontro Brasileiro Cidades Criativas Unesco da Gastronomia, a capital de Santa Catarina busca mais projeção nacional e internacional para que os alimentos que vêm do mar atraiam ainda mais viajantes.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Aberto na manhã desta quinta-feira e com programação até sábado, no Sesc Cacupé, o evento reúne Florianópolis, Belo Horizonte, Parati e Belém, as quatro cidades brasileiras que têm o título de “Cidade Criativa Unesco da Gastronomia”, um selo da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Três dessas cidades têm cultura alimentar mais ligadas ao mar, enquanto BH conta com produtos locais.

O presidente da Fecomércio-SC, Helio Dagnoni, atento ao potencial desenvolvimentista do turismo, decidiu realizar o primeiro encontro em Florianópolis para projetar mais a cidade e o estado.

Para ele, esse reconhecimento da Unesco ajuda a projetar a cidade e pode fortalecer ainda mais essa visibilidade. O empresário vê a gastronomia da Ilha, que inclui ostras, frutos do mar, farinha e outros itens com potencial econômico ainda maior.

Continua depois da publicidade

– Considero essa evolução do título da Unesco como um novo despertar da gastronomia de Florianópolis. Integramos essa rede de quatro cidades. Esse encontro é divulgado internacionalmente, promovendo nosso turismo, que agrega emprego e renda – avalia Helio Dagnoni.

Diretor da empresa Belotur e responsável pelas ações de Belo Horizonte como Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, Marcos Boffa, considerou positivo esse encontro das quatro cidades brasileiras. Segundo ele, BH fará um trabalho em parceria com o Sebrae para divulgar mais esse reconhecimento junto à população da cidade.

– O título Cidade Criativa Unesco proporciona uma grande oportunidade de posicionamento. Traz a ideia de rede de cidades, da importância da gastronomia para o desenvolvimento econômico e desenvolvimento da criatividade para a cidade – afirma Marcos Boffa.

A empresária Anita Pires, vice-presidente do FloripAmanhã e coordenadora do Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, ao falar na abertura do evento, disse que esse título tem ajudado a projetar o turismo local.

Continua depois da publicidade

Secretária Especial da prefeitura de Florianópolis, a empresária Zena Becker, que participou do movimento de busca do título junto com Anita, disse para representantes de cidades presentes no evento que buscam o mesmo reconhecimento, que vale a pena conquistar esse título da Unesco.

Além da criatividade na gastronomia e na cultura, os painelistas ressaltaram no encontro a importância da sustentabilidade social e ambiental. A propósito, pesquisa internacional recente apurou que 80% dos turistas gostariam de fazer viagens mais sustentáveis. Investir mais na preservação da natureza e na integração com comunidades locais é uma estratégia de futuro, não só para essas quatro cidades, mas para todas.  

Leia também

Conheça a empresa que nasceu na UFSC e é uma das líderes globais em clareadores dentais

Universidade Gratuita: do sonho a um futuro com mais conhecimento

A mil metros de altitude, hotel de SC entra no Roteiro de Charme

Encontro das Cidades Unesco da Gastronomia terá 10 estados e receitas exóticas

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC