Enquanto muitas entidades representativas do setor produtivo catarinense ainda não foram lideradas por mulheres, a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs) acaba de empossar a sua quarta presidente, sendo a primeira sucessão feminina. A arquiteta e urbanista Caroline Obenaus Cani, 37 anos, assumiu a presidência da entidade na noite de terça-feira (26), sucedendo Ana Clara Franzner Chiodini, que foi para o conselho superior da associação.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total
A nova presidente vai liderar por dois anos a Acijs, que tem 85 anos de atuação e é a entidade que dissemina a cultura empreendedora de excelência de Jaraguá do Sul, com empresas que são referência mundial. Antes, já presidiram a associação as empresárias Christiane Hufenüsler em 2000 e Monika Hufenüssler Conrads, em 2012. Caroline Obenaus Cani foi vice-presidente da entidade nas duas gestões anteriores.
Essa maior presença feminina em postos de liderança em Jaraguá do Sul tem acontecido naturalmente porque as mulheres participam ativamente dos negócios das suas famílias, que são empresas de grande ou médio porte e tradicionais no município. Além disso, logo se engajam no movimento associativista empresarial voluntário.
Galeria de fotos mostra as empresparias que chegaram à presidência da Acijs:
Continua depois da publicidade
Caroline Obenaus Cani é sócia da Proma Incorporações, onde coordena o setor de projetos e marketing. Chistiane e Monika são acionistas da Duas Rodas SA, multinacional do setor de ingredientes para alimentos. Ana Clara é diretora financeira da Agricopel, empresa familiar do setor de combustíveis e neta do fundador da Urbano Alimentos, Urbano Franzner.
Para a associação jaraguaense, incluir empresários jovens e destacar mulheres é uma forma de renovação de lideranças com continuidade, em favor do desenvolvimento econômico com mais diversidade e cuidados com a natureza.
O evento de posse, no Centro Empresarial, teve as presenças do prefeito Jair Franzner, do secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Drevek, que representou o governador Jorginho Mello, do presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar e da vice-presidente da Federação das Associações Empresariais (Facisc), Rita de Cássia Conti.
Continua depois da publicidade
– Trabalharemos nas conexões com a sociedade civil, com o poder público, em pautas como segurança, saúde, educação e infraestrutura, sempre atentos com as demandas da nossa cidade, para que tenhamos cada vez mais qualidade de vida e uma cidade sustentável para empreender – afirmou Caroline Obenaus Cani.
A principal cobrança da nova presidente da Acijs foi mais agilidade na duplicação da BR-280, ligação do município com o litoral e o setor portuário. Há décadas, essa estrada é um entrave para a logística da economia de Jaraguá do Sul.
Nova diretoria da Acijs
A diretoria que assumiu a Acijs para o biênio 2024-2026 é integrada pela presidente: Caroline Elisa Obenaus Cani; vice-presidente Administrativo: Sthepen Salai Stahelin; vice-presidente Financeiro: Jaime Franzner Junior; vice-presidente de Articulação Institucional: Francisco dos Santos Tavares Junior; Vice-Presidente da Comunidade: Luiz Carlos Buzzarello; Vice-Presidente de Educação e Desenvolvimento Empresarial: Juliana Rodermel Joaquim; Vice-Presidente de Urbanismo: Elisane Bender de Freitas; Vice-Presidente de Empreendedorismo e Inovação: Daniel Marteleto Godinho; Vice-Presidente de Núcleos Empresariais: Simone da Rosa; e Vice-Presidente de Marketing: Renata D’Aquino Faria.
Leia também
Puxada pela indústria e serviços, SC mantém o segundo lugar na geração de empregos
Montadora chinesa GWM pretende instalar filial em SC
Porto de SC é líder em cargas siderúrgicas entre terminais públicos
Komprão abre loja em mais uma cidade da Grande Florianópolis
Vinícola de SC amplia produção de vinhos elegantes de altitude