A Serra catarinense é o endereço da mais nova grande hidrelétrica brasileira. A empresa Nova Engevix está concluindo o enchimento do lago da Usina Hidrelétrica São Roque, localizada entre os municípios de Vargem e São José do Cerrito. Com autorização do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), a empresa iniciou a retenção de água do Rio Canoas na última sexta-feira (29) e o começo dos testes de comissionamento do reservatório da usina.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Como choveu muito nos últimos dias, o reservatório deve ser enchido rapidamente e atingir a cota neste sábado ou domingo. Em tempos normais, com pouca chuva, demoraria cerca de dois meses para ficar completo. Se ficar cheio neste final de semana, o início da geração da usina pode começar em junho caso a companhia consiga a Licença Ambiental de Operações (LAO).

A unidade recebeu investimento total de R$ 1,1 bilhão e terá capacidade de geração de 141,9 MW, o equivalente à necessidade de 400 mil domicílios (soma das unidades consumidoras cidades de Joinville, Florianópolis, Blumenau e Chapecó). O projeto estava em fase de execução há 11 anos.

A usina abrange área de 57,5 quilômetros quadrados e a barragem tem 67,75 metros de altura. Se diferencia por ser uma das únicas do país com capacidade de acumulação de água. Durante a construção, foram oferecidos 1,3 mil empregos diretos. Na fase atual, são 400 os trabalhadores na obra. Os geradores da nova usina foram fornecidos pela WEG.

Continua depois da publicidade