Entre as atrações turísticas da Região Metropolitana de Florianópolis estão cervejarias artesanais em diversos municípios, que integram a associação União Cervejeira. Para reforçar a qualidade da produção elaborada, a entidade lançou a certificação denominada Selo União.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Para conquistar a certificação e o selo para suas cervejas, além de ser associada à União Cervejeira, a empresa precisa ter padrão de qualidade dentro dos requisitos de Guias Internacionais de Estilos, ter atributos positivos do estilo de cada cerveja e não ter falha no processo de elaboração da bebida.
O objetivo é informar ao consumidor que o produto está sendo elaborado com a qualidade necessária, dentro dos padrões internacionais. A concessão do selo ocorre com a avaliação técnica de três profissionais, com degustação às cegas. A empresa que emite a certificação é a Levteck (levteck.com.br) e o selo precisa ser renovado a cada dois anos.
São analisados o aroma, aparência, sabor, sensação na boca e presença ou não de sabores indesejáveis. As avaliações nos testes seguem normas de guias internacionais do setor. Também é avaliada a impressão geral do produto. Para a presidente da União Cervejeira, Fátima Bernardi, esse selo vai contribuir para o crescimento desse mercado na região.
Continua depois da publicidade

– O Selo da União é um diferencial tanto para a cervejaria, que pode destacar a certificação para impulsionar sua presença no mercado, quanto para o consumidor, que ganha uma referência importante para sua escolha, atestada por especialistas – destacou Fátima Bernardi.
Entre as cervejas que já conquistaram o Selo da União estão a Baleeira Red Ale e Session IPA (da Cervejaria Kairós); Witbier – Sinensis, West Coast IPA e Belgian Trippel (Bertol Craft Beer) Stout Maltês (Cervejaria Maltês); Essa Session, IPA e Ozzie Summer (Cervejaria Refúgio); e Desertora American IPA, Six Six Six Amerecan Pale Ale e Dona Rô Catharina Sour com Caju e Cupuaçu sem álcool (Nefasta Cervejaria).
Também obtiveram o Selo União as cervejas Ingleses Pale Ale, Brava Bock e Campeche Pilsen (Cervejaria da Ilha); Witbier com Gengibre, Hibisco e Pimenta Rosa, Hazy IPA com Café, Witbier e Pastry Stout (Cervejaria 048); Desterrados Stout (Castrum Brew Pub); e 4.0 Rubus Guava, 4.0 Smash IPA#1e 4.0 Lager (4.0 Soluções Cervejeiras).
Continua depois da publicidade
Beer Tour Grande Floripa
A região de Florianópolis conta, também, com o Beer Tour Grande Floripa, um roteiro turístico de cervejarias artesanais. Criado pela União Cervejeira, o Beer Tour tem o apoio do Sebrae-SC, Ampe Metropolitana e Fampesc. São 11 cervejarias que priorizam serviços de qualidade para os visitantes terem experiências positivas para impulsionar o turismo.
Participam do Beer Tour Grande Floripa as empresas: 048, Quatro Ponto Zero, Bertol, Castrum, Cervejaria da Ilha, Chopp do Alemão, Nefasta, Kairós, Maltês Craft Beer, Minke e Refúgio. O Beer Tour tem reservas abertas para grupos ou pessoas individualmente. O agendamento pode ser direto nas cervejarias ou no Instagram da União Cervejeira, o @uniãocervejeira.
Leia também
Âncora do maior PIB de SC, Porto de Itajaí enfrenta mais uma turbulência
Expansão das vendas de papéis para embalagens indica Natal aquecido
SC sobe em ranking de inovação do INPI e fica em segundo lugar no país
Em evento com luzes na ponte e Papai Noel, autoridades falam sobre projeções ao verão
FOTOS: SC recebe dois selos em prêmio internacional de turismo sustentável
“Juro elevado é consequência de política econômica equivocada”, diz presidente da Fiesc