Uma das grandes empresas que participaram no Startup Summit, realizado de quarta até sexta-feira, no CentroSul, em Florianópolis, foi a Celesc, fornecedora de energia para quase toda Santa Catarina. No estande, o presidente Tarcísio Rosa, recebeu sugestões de novas tecnologias feitas por startups e a Celesc informou sobre expansão do corredor para atender carros elétricos e também sobre a comercializadora de energia livre.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
– Muitos empreendedores de startups nos visitaram para oferecer soluções que ajudem a distribuidora de energia. Eu próprio recebi duas ou três aqui no estande. Uma empresa me apresentou inteligência artificial para incluir no aplicativo da Celesc que permite ao cliente escolher o banco pelo qual pretende pagar a fatura, quando o cliente trabalha com mais de um banco. Um empresário russo me falou que tem interesse em parceria para fornecimento de energia a serviço de patinetes elétricos nas cidades – revelou o presidente Tarcísio Rosa.
O uso de inteligência artificial pela Celesc também foi destacado por ele em palestra durante o Startup Summit nesta sexta. Falou que é a inteligência artificial que ajuda a empresa ser ágil nas informações aos clientes quando ocorrem problemas de falta de energia e também ela aponta onde estão para que sejam feitos os consertos rápidos.
– Estamos também investindo em tecnologias para o cliente não ter que ir às lojas para resolver pendências. Oferecemos um aplicativo para que ele resolva tudo por lá, desde a solicitação de uma nova ligação de energia, uma transferência de domicílio ou titularidade, solicitação de segunda via e pagamento por pix. Evoluímos bastante nos serviços – afirmou o presidente da Celesc.
Continua depois da publicidade
Corredor para carros elétricos
A Celesc colocou em evidência no estande do Startup Summit o mapa do corredor elétrico que já instalou em parceria com a Fundação Certi entre Florianópolis e São Miguel do Oeste, além de contemplar outras regiões, principalmente na faixa litorânea. Entre carregadores rápidos e semi-rapidos são 23 instalados pela companhia no Estado, dos quais 14 são na faixa litorânea e nove na faixa de Rio do Sul e Lages até São Miguel do Oeste.

De acordo com o presidente, a companhia está estudando a instalação de novos corredores. Esse plano será divulgado em cerca de 30 dias. O sistema já instalado permite ir de carro totalmente elétrico entre Florianópolis e São Miguel do Oeste.
Ainda em mobilidade elétrica, a Celesc começa a usar alguns veículos elétricos na prestação de serviços e participa de uma pesquisa em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) que é a conversão de veículos a combustão em elétricos.
Celesc comercializa energia livre
Em seu estande, a empresa também falou o serviço de energia livre para empresas, que oferece desde que abriu uma comercializadora, a Celesc varejista, em janeiro. De acordo com o presidente, esse serviço está avançando, mas a companhia segue a sua estratégia de não oferecer o menor preço porque conta com uma marca forte no mercado.
Continua depois da publicidade
Em média, para quem migra para esse novo sistema dentro da Celesc tem um desconto de aproximadamente 20% a 25% na tarifa de energia.
Leia também
Empresa de SC lança os cafés especiais “Gerações” inspirados na história
Simulador de impostos da reforma tributária é lançado no Startup Summit
Grupo Pereira, dono do Fort Atacadista, é o maior varejista de SC, mostra ranking
Setor de tecnologia de SC cresce 7,6% e fatura R$ 38 bilhões; Brasil soma R$ 754 bi