Com o objetivo de oferecer mais infraestrutura para mobilidade elétrica a quem viaja por Santa Catarina, a Celesc lança nesta segunda-feira (27) chamada pública para selecionar locais para novas estações de recarga que vão integrar o Corredor Elétrico Catarinense. Atualmente, são 35 estações instaladas em rodovias estratégicas do estado. O plano é chegar a 100, uma a cada 50 quilômetros.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Interessados em oferecer espaços devem fazer inscrições até 14 de março no link https://bit.ly/4aww8UK. De acordo com a Celesc, com essa expansão Santa Catarina passa a ser um dos estados mais incentivadores da mobilidade elétrica no país. Isso porque estará preparado para abastecer veículos elétricos e híbridos.

O investimento previsto nessa expansão é de R$ 5 milhões. O Corredor Elétrico Catarinense que foi instalado em um programa de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Celesc com a Agência Nacional de Energia Elétrica começou em 2015 e somou investimentos de R$ 14 milhões.

Está distribuído em 1,5 mil quilômetros de rodovias. Desde o início até agora, já forneceu 1 milhão de kWh de energia e evitou a emissão de 794 toneladas de CO2 na atmosfera. Como era um projeto de pesquisa e também visava incentivar o consumo, o fornecimento de energia foi gratuito até setembro de 2024. Depois, a Celesc passou a cobrar valor de mercado para a energia fornecida nos eletropostos.

Continua depois da publicidade

Leia também

Após fala de Trump, presidente do conselho da WEG diz que é importante estar nos EUA

Secretário da Fazenda de SC prevê mais um ano positivo para a receita do estado

O que novos secretários da área econômica do governo Jorginho vão priorizar

Comércio de SC pode crescer acima de 2% em 2025, estima federação do setor

Programa Lucra Mais é oferecido em 27 cidades de Santa Catarina