Três empresas catarinenses de energia foram vencedoras de quatro categorias do Prêmio Aneel de Qualidade 2021, revelado em Brasília na noite desta quinta-feira. A Celesc venceu na categoria acima de 400 mil unidades consumidorasna Região Sul; a Cooperaliança, de Içara, ficou em primeiro na categoria Sul e Sudeste acima de 30 mil até 400 mil unidades consumidoras; e a Codesam, Cooperativa Santa Maria, de Benedito Novo, venceu em até 10 mil unidades consumidoras e o Prêmio Brasil Permissionárias.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divide as empresas entre concessionárias, como é a Celesc, e permissionárias, no caso das cooperativas. Por isso, a Codesam conquistou o Prêmio Brasil Permissionárias.
A vencedora do Prêmio Brasil Concessionárias acima de 400 mil unidades consumidoras foi a CPFL Santa Cruz, de São Paulo, e até 400 mil unidades foi a Mux Energia, do Rio Grande do Sul.
Essa premiação da Aneel é desejada e festejada pelas companhias porque segue critérios técnicos. A pesquisa é realizada pela própria Aneel junto a consumidores das respectivas empresas. Ela apura o índice de satisfação do consumidor residencial de energia elétrica (Iasc) em relação aos serviços prestados. As variáveis avaliadas são a qualidade percebida, valor percebido (custo-benefício), satisfação global, confiança no fornecedor e fidelidade. Distribuidoras de SC já conquistaram esse prêmio diversas vezes.
Continua depois da publicidade