O acelerado ritmo das fintechs gerou oportunidade para três empreendedores de Florianópolis vender nesta quarta-feira a startup Flow Finance, que fundaram há três anos, quando eram colegas no curso de Administração da Udesc Esag. A compradora é a Celcoin, fintech paulista de infraestrutura para tecnologia financeira e bancária que planeja abrir capital na bolsa em 2023. O valor do negócio não foi revelado e os cofundadores da Flow, Gustavo Macedo, André Fellin e Fernando Moraes seguirão trabalhando com a Celcoin, sendo também acionistas da empresa.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

– A Flow começou em fevereiro de 2019. Na época, eu e o meu sócio André ainda estávamos na universidade e tínhamos o grande anseio de empreender. Eu brinco que a gente tinha 100% vontade e 0% juízo. A gente sequer sabia o que não sabia. Nesse processo, começamos a perceber uma grande tendência de que empresas não financeiras estariam necessitando de serviços financeiros. Seria tipo um Uber, que tem uma base de milhares de motoristas, começar a oferecer crédito para eles colocarem um kit de gás ou comprar um carro. A ideia seria pegar empresas com dados transacionais e criar crédito para esse ecossistema – explica Gustavo Macedo.

Segundo ele, à medida que passaram a oferecer soluções, foram percebendo a falta de serviços financeiros. Mais tarde, se tornaram sócios de uma instituição financeira e começaram oferecer serviços de infraestrutura para crédito a outras fintechs e bancos.

Atualmente, a Flow é uma techfin, que possibilita que credores criem operações de crédito customizadas. Na prática, as tecnologias da startup permitem aproximar credores (bancos) de tomadores. Entre os produtos oferecidos pela Flow estão linhas para empresas de agronegócio, beleza e academias de ginástica, entre outras.

Continua depois da publicidade

Conforme Gustavo Macedo, a startup, que foi investida pelo fundo Darwin, já havia recebido outras propostas de aquisições, mas pesou no acordo com a Celcoi o fato de as atividades serem complementares. Essa fusão de negócios vai exigir mais da Flow, que tem 15 colaboradores diretos e deverá contratar mais 20. A equipe atuará, principalmente, em escritório em Florianópolis.

Agora, com a aquisição da Celcoin, as soluções da techfin de SC serão oferecidas na plataforma da empresa compradora. Fundada em 2015 por Marcelo França e Adriano Meirinho, a Celcoin presta serviços para mais de 20 bancos, oito empresas de capital aberto, fintechs, corretoras, operadoras de telefonia e outras empresas.