A contadora, professora e empresária catarinense Maria Claudia Hoepers é finalista do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, também conhecido como “Oscar da Cidadania”, que será entregue nesta quarta-feira (4), em Brasília. Com projeto de educação tributária desenvolvido em parceria com o Colégio de Aplicação da Univali, em Itajaí, denominado “Tax e seus amigos LTDA”, ela concorre na categoria Instituições, com a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O projeto voluntário de Maria Cláudia Hoepers consiste em programa de educação tributária para crianças. A base do projeto é o livro Tax e seus amigos, escrito por ela e lançado em 2020, em que explica para crianças, com linguagem clara e lúdica, a importância dos impostos. Ele inclui educação tributária para crianças de 9 a 11 anos em disciplinas como matemática, Math Lab e filosofia, além de uma feira tributária em que participam o colégio, pais e a comunidade.

Veja mais imagens sobre o projeto Tax e seus amigos LTDA:

Continua depois da publicidade

– Por mais que o sistema tributário seja complexo, e, às vezes, pode até parecer chato, mas não tem como a gente se afastar, porque assim, quando a gente fala em um tributo, a gente está falando na principal fonte de arrecadação do país e de todos os países. Sem tributo não tem financiamento de saúde, educação, segurança e infraestrutura – ressalta Maria Cláudia Hoepers, que também foi professora universitária.   

Ela destaca que o mais importante do projeto no Colégio da Univali são os aprendizados das crianças. Observa que quando as crianças saem com os pais, fazem questão de pegar a nota fiscal, ver quanto está sendo pago de imposto e se questionam quando esse dinheiro será usado e por quem.

No livro de Maria Cláudia Hoepers, o personagem principal é o Tax, um leãozinho adolescente que centraliza o dinheiro. Outros personagens são secretários de saúde, educação e outros que vão usar os recursos para o bem comum.

O Oscar da Cidadania

Lançado em 2012, o Prêmio Nacional de Educação Fiscal, o “Oscar da Cidadania”, é voltado a valorização da função social dos impostos, à conscientização sobre a qualidade do gasto público. Ganhou credibilidade pelo foco em educação para o futuro cidadão e pelas entidades envolvidas, com uma rígida comissão julgadora. Essa comissão veio para Itajaí, por exemplo, para verificar os resultados do programa no Colégio de Aplicação da Univali.

Continua depois da publicidade

Na edição deste ano, foram inscritos 248 projetos por parte de escolas, universidades, governos, imprensa e outros no “Oscar da Cidadania”. Entre os parceiros da iniciativa estão o Ministério da Educação, Receita Federal, Grupo de Trabalho de Educação Fiscal (GT 66) ligado ao Confaz, a OAB, TV Globo, e o Centro Interamericano de Administrações Tributárias.

Leia também

Grupo Pereira abre quatro lojas do Fort hoje e prevê investir até R$ 1 bilhão em 2025

Gigante global de alimentos promove três de cada 10 colaboradores em SC

Multinacional oferece prêmio assiduidade de até R$ 400 por mês para contratar em SC

FOTOS: Como será o Pulse Open Mall, primeiro shopping a céu aberto de Chapecó

Município da Grande Florianópolis atrai empresas às margens da BR-101