Graças à tecnologia, clientes da rede Brasão Supermercados, de Chapecó e Xaxim, no Oeste catarinense, não precisam mais passar num caixa para apresentar os produtos e pagar a conta. Isso porque carrinhos inteligentes permitem ao cliente registrar os produtos que compra, fazer a soma dos valores e emitir o ticket de pagamento, dando mais agilidade às compras.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Essa tecnologia, apresentada anos atrás na maior feira de varejo do mundo, a NRF, de Nova York, chega agora ao público brasileiro com carrinhos desenvolvidos pela Nextop, empresa de Americanas, São Paulo, especializada em eletrônicos, que desenvolveu esse produto.
Segundo o diretor comercial do Brasão Supermercados, Adelar Biesek, a rede busca constantemente pioneirismo em inovações tecnológicas para facilitar a vida dos clientes. Esse carrinho é uma dessas oportunidades diferenciadas.
– A ideia é que, com a solução, o cliente tenha cada vez mais autonomia e que o ambiente do mercado seja um espaço onde ele consiga otimizar seu tempo – descatou Adelar Biesek.
Continua depois da publicidade
A tecnologia embarcada
O carrinho inteligente, com o nome técnico de “self checkout móvel”, é todo conectado e filmado. Identifica os produtos, soma e recebe o pagamento. Ele tem uma tela touch screen com interface amigável, quatro câmeras de reconhecimento de produtos, uma câmara de auditoria de compra, um dispositivo de conferência de peso e um leitor de código de barra. Isso dá ao supermercadista segurança de que o cliente vai pagar tudo o que está levando.
Os carrinhos inteligentes são uma das grandes apostas da Nextop. A empresa já conquistou diversos clientes no Sudeste. Entre as redes que já adotaram estão a Super Pax, Exuto, Savegnago e Laticínios Curió. Boa parte têm lojas em Campinas, Piracicaba, rio Claro, Ribeirão Preto e no litoral de São Paulo. Cuiabá e Rio de Janeiro são capitais que já tem essa tecnologia.
Para o CEO da Nextop, Juliano Camargo, a chegada no Sul via Santa Catarina, consiste numa oportunidade para avançar nos mercados de toda a região. A empresa que iniciou atividades em 1997 conta com diversas tecnologias. Hoje se destaca em segurança e prevenção de perdas em caixas e tem atuação no exterior, com filial nos Estados Unidos.
Leia também
Qual a relação de Taylor Swift e Beyoncé com a economia do Brasil?
Por que SC voltou ter receita bilionária nas exportações em maio
Projeto que pode desonerar folha de 285 municípios de SC avança no Senado
“Até 80% dos turistas gostariam de viagens mais sustentáveis”, diz especialista europeu