A rede Cassol Centerlar, de Florianópolis, que atua com varejo de materiais de construção na Região Sul do país, anunciou nesta segunda-feira (18) a integração de operações comerciais com a Todimo, de Várzea Grande, Mato Grosso (MT), que trabalha no mesmo segmento, incluindo o Paraná e a Região Centro-Oeste do país. Cada uma tem 33 lojas. Juntas, somarão faturamento de R$ 2 bilhões por ano, contam com seis centros de distribuição e 600 fornecedores.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total
A novidade foi anunciada ao mercado pelo presidente do Grupo Cassol, Rodrigo Cassol, e por Juliano Bortoloto, sócio da Todimo. A integração envolve as áreas de compras, gestão de categorias e estratégia comercial.
A união das duas varejistas está sob análise do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e quem está assessorando essa integração é a Gradus Consultoria. A expectativa é de que o Cade não colocará objeções porque as empresas atuam em mercados complementares.
Em comunicado, as duas empresas informaram que essa união visa trazer mais eficiência e competitividade em um setor que atravessa um processo de consolidação e conta com grandes concorrentes globais no país.
Continua depois da publicidade
– Este movimento tem como objetivo oferecer uma proposta de valor diferenciada para quem está realizando o sonho de construir ou reformar – destacou o presidente do Grupo Cassol, Rodrigo Cassol.
Segundo ele, essa integração das duas empresas vai permitir ampliar a oferta de produtos para os clientes das duas empresas, tanto no Sul, quanto no Centro-Oeste.
Bortoloto ressaltou potenciais ganhos em produtividade e eficiência nas estratégias de compras nas diversas categorias de produtos.
– Atuando de maneira conjunta, vamos oferecer mais sortimento de itens para nossos clientes, com as melhores marcas, preços competitivos e entrega rápida nas regiões de atuação – disse Juliano Bortoloto.
Continua depois da publicidade
Esse negócio bilionário entre as duas empresas teve origem na amizade de Rodrigo Cassol e Juliano Bortoloto, que começou há mais de 20 anos, em participações de feiras e eventos do segmento no país, onde normalmente se encontravam. A relação ficou mais estreita na pandemia quando descobriram que as duas empresas tinham muitos valores em comum. Então, começaram a discutir a parceria em 2023 que agora resultou nessa união.
Com 33 lojas, a Cassol completa este ano 66 anos de atividades. A trajetória começou com a família Cassol, em 1958, quando começou a trabalhar com serraria em Uribici, na Serra de SC. Depois, foi fundada a Madeireira Cassol em Florianópolis, que colocou em evidência os Cassol no ramo de comércio de materiais de construção. As 33 lojas estão baseadas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.
O grupo Todimo foi fundado em Várzea Grande (MT), por quatro empreendedores no Paraná. A primeira loja foi aberta em 1983. Já são 41 anos de atividades e 33 lojas nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.
Leia também
FAHECE, que administra o Cepon, o Hemosc e o Samu em SC, faz 30 anos e amplia serviços
Sai decreto do Pronampe SC e propostas de empréstimos serão recebidas em alguns dias
Jorginho confirma adesão de SC em consórcio de estados que prevê plano de ação climática
SC fica em segundo lugar na criação de empregos no Brasil em janeiro