A trajetória política do comerciante e advogado Casildo Maldaner, ex-governador e ex-senador de Santa Catarina que faleceu nesta terça-feira (18) vítima de câncer, seguiu a linha do desenvolvimento econômico. Começou com a estreia na política como vereador no município de Modelo, atingiu o topo como o primeiro e único govenador do Oeste catarinense de janeiro de 1990 a março de 1991, período de uma das maiores crises econômicas do país com o confisco da poupança pelo governo de Fernando Collor, e seguiu nos mandatos de senador, presidente e diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Continua depois da publicidade
Morre Casildo Maldaner, ex-governador de SC, vítima de câncer
Emedebista fiel desde o início, Casildo Maldaner sempre esteve ao lado dos seus pares, nas campanhas, entre os quais o ex-governador Luiz Henrique da Silveira e o ex-senador Neuto de Conto. A propósito, quem recorda para a coluna a trajetória de desbravador do ex-governador é de Conto. Maldaner nasceu em Carazinho e mudou com a família para Chapecó quando tinha três anos. Neuto de Conto, natural de Encantado, RS, mudou para São Miguel do Oeste quando jovem. Ambos participaram de programas de incentivo à colonização da região e por muitos anos se encontraram em pautas de interesse econômico regional.
Casildo Maldaner será lembrado por bom humor e espírito democrático
Segundo de Conto, Casildo trabalhava com seus pais que tinham comércio em Chapecó e, depois, foram desbravadores no município de Modelo, onde seguiram com comércio e atividade de madeira. Foi estudar em seminários e, quando retornou, conseguiu se eleger vereador na primeira legislatura local, dando início à carreira política.
Continua depois da publicidade
– Chegamos ao Oeste quando a região era um sertão inóspito. Praticamente só tinha o município de Chapecó. Hoje são 76 municípios. Nós participamos de todo o desenvolvimento regional, da substituição das matas para campos de produção, abertura de estradas, escolas, instalação de comunicação, asfalto e aeroportos. Casildo foi um grande condutor do desenvolvimento do Oeste junto com o governo do Estado e da União – diz Neuto de Conto ao observar que essa é uma das regiões do mundo que se desenvolveram mais rapidamente.
Morre Felipe Luz, ex-secretário de governo de SC e ex-diretor da Sadia
Eleito vice-governador na chapa do emedebista joinvilense Pedro Ivo Campos, Casildo Maldaner assumiu o governo em janeiro de 1990 com o falecimento do titular, no momento em que o Brasil entrava em uma das piores crises econômicas da história. Enfrentava hiperinflação de quase 80% ao mês, o presidente Fernando Collor assumiu em março e confiscou a poupança dos brasileiros, o que levou o país a uma recessão com queda de 4,3% do PIB, maior do que a imposta em 2020 pela pandemia, que ficou em 4,1%. Mesmo assim, no governo de SC conseguiu levar a gestão pública com equilíbrio enquanto a economia ia se reorganizando.
Nos anos em que atuou como dirigente do BRDE, deu atenção ao financiamento do desenvolvimento catarinense sem esquecer o meio rural. Para isso, foi grande incentivador do financiamento de reflorestamento no Estado, o que coloca SC até hoje como importante produtor de madeira renovável e de moveis exportados para países desenvolvidos.
No Senado, um dos destaques da trajetória de Casildo Maldaner foi a relatoria de projeto que aprovou o teletrabalho em 2011 para o setor privado. Numa entrevista à TV Senado, ele defendeu, na época, a adoção do teletrabalho para o setor público para 20% a 30% dos servidores, sob o argumento de que aumentaria a produtividade. Agora, na pandemia, o teletrabalho virou a alternativa para quem podia exercer funções à distância e, no setor público, aumentou a produtividade.
Continua depois da publicidade
Casildo Maldaner foi um político e empresário que viveu os desafios do seu tempo. Entre as diversas formas de pressionar por apoio econômico ao Oeste, uma delas foi integrar o grupo que planejou criar o Estado do Iguaçu caso a região fosse esquecida. Isso não foi, nem será necessário. Ele partiu agora com missão cumprida.