Acontecem esta semana as obras de instalação da usina solar na Estação de Tratamento de Água do Rio Cubatão, em Palhoça. Esta será a primeira unidade da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) a contar com geração de energia limpa. A nova usina terá 804 painéis, vai responder por 48% do consumo de energia da estação e gerar economia anual de R$ 300 mil na conta de luz.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O investimento é de R$ 1,3 milhão e foi incluído no contrato feito pela Casan com a empresa B&F Solar, que venceu a licitação. Os painéis estão sendo instalados em áreas que recebem mais insolação, como o telhado, o teto do reservatório e a região do jardim.
A ETA do Rio Cubatão abastece cinco municípios da região: Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, São José, Biguaçu e Florianópolis. A capacidade da unidade é de 180 milhões de litros de água.
– Essa é uma iniciativa bem-vinda para a companhia, visto que hoje 9,2% de todos os gastos da Casan são com energia elétrica, perdendo em valor apenas para a folha de pagamento. Garantir que haja uma alternativa tanto mais econômica quanto mais sustentável para alimentar o funcionamento da nossa principal estação de tratamento de água é um passo importante para o futuro do saneamento no Estado – explica o gerente de Políticas Operacionais da empresa, Guilherme Fantozzi Campos.
A Casan pretende instalar usinas solares em outras unidades. O retorno desse investimento será de cinco anos. Para a companhia, esse também é um projeto de redução de emissões de gases do efeito estufa e integra ações de cumprimento das metas dos ODS da ONU, dos quais a Casan é signatária desde 2021.
Continua depois da publicidade
Leia também
Florianópolis ganha moderno supermercado na região continental
“Corredor elétrico” contará com eletropostos em 100 municípios de SC no próximo ano
Engenharia leva mais profissionais ao topo de empresas, mas evasão nos cursos preocupa
Governo, BC e B3 lançam o Tesouro Direto Garantia e primeiro contrato é em SC