Ao identificar carência de serviço de lavanderia com autoatendimento na cidade onde reside, em Itajaí, litoral de Santa Catarina, o casal Diego Ventura e Carleise Gambini decidiu abrir uma unidade com padrão americano. Foi assim que eles fundaram durante a pandemia a Aquamagic, que virou rede de franquias com 70 lojas atualmente, tem contratos para chegar a 100 até o final deste ano, e a 130 no primeiro trimestre de 2024.

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– A gente precisou fazer uma reforma em casa, procurou serviço de lavanderia e não encontrou. Aí começou a nascer a ideia. Vimos que seria um mercado promissor. Inauguramos nossa primeira loja em outubro de 2020. Na sequência, veio o convite para abrir outra unidade num supermercado. Chegamos em dezembro daquele ano com duas lojas e vimos que o modelo poderia ser adotado em outras cidades – revela Carleise.  

Graduada em Direito, ela se preparava para fazer concurso visando ingressar no Ministério Público de Santa Catarina, onde já trabalhava como prestadora de serviços. O marido Diego Ventura, formado em Comércio Exterior,  atuava numa empresa da área. O isolamento da pandemia motivou eles a empreender e tocar o novo negócio juntos.  

Com a decisão de transformar a empresa em rede de franquias, eles dedicaram quase o ano todo de 2021 para criar um modelo para a empresa. A rede foi lançada em março de 2022 e, desde lá, o crescimento é acima do esperado.

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Conforme Carleise, a maioria dos investidores quer uma segunda renda e é atraída por ser um negócio autônomo, sem empregados. É necessário uma pessoa que abre a loja,  abastece os dispositivos de sabão e amaciante, faz a limpeza e a organização.  

Por isso, muitos investidores são profissionais liberais como médicos, dentistas, engenheiros ou mulheres que querem uma atividade menos intensa no período da maternidade. Muitas pessoas gostam desse modelo porque não precisa ter empregados.

– A gente sempre brinca que as nossas funcionárias não pedem atestado, não ficam doentes, estão sempre ali prontas para trabalhar – conta Carleise.

Os clientes são diversos e procuram a Aquamagic pela qualidade. Isso porque as máquinas são americanas, exclusivas para esse tipo de negócio. Lavam e secam com qualidade superior a alcançada em máquinas residenciais, explica a empresária. 

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A expansão da rede Aquamagic começo por Santa Catarina, mas já está em quase todo o Brasil. A empresa só não tem franquias em cinco estados, observa Diego, que cuida da acelerada expansão.

 – Temos 30 lojas para inaugurar até o final deste ano e, depois, mais umas 30 para instalar do primeiro trimestre do ano que vem. O investimento necessário para a franquia da Aquamagic é a partir de R$ 179 mil, com payback (retorno do investimento) entre dois e três anos – explica Diego.

O faturamento da Aquamagic é variável, mas, em média, o empreendedor tem receita em torno de R$ 20 mil por mês e um resultado em torno de de 50%. Cada ciclo de lavagem custa em torno de R$ 15,00, dependendo da cidade. Enquanto em Santa Maria custa R$ 14,90, em Itajaí sai por R$ 16,90.

E os clientes, enquanto esperam as roupas serem lavadas, contam com infraestrutura para trabalhar. As lavanderias oferecem mesa, cadeira, tomada elétrica e internet.

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Um dos controles feitos pela rede de franquias é o faturamento mensal, que acaba gerando um ranking das unidades com maior clientela e maior uso. As unidades que melhor performam, atualmente, são as de Santa Maria (RS), Santos (SP), Joinville (SC), Atibaia (SP), Balneário Camboriú (SC), Urubici (SC), Fortaleza (CE), Concórdia (SC), Rio Branco (AC) e Cachoeiro do Itapemerim (ES)

Veja mais imagens de unidades da rede Aquamagic:

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