Enquanto a mussarela de búfala já conquistou espaço de produto de alto padrão, a carne de búfalo recém começa a ser apresentada no mercado catarinense com identificação própria, ou seja, como carne de bubalino, uma espécie de bovino. A iniciativa é do Frigorífico Machado, do município de Imbuia, Alto Vale do Itajaí, que há três meses passou a oferecer cortes identificados como “carne de bubalino” para supermercados.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O produto, na maioria das vezes, é vendido ao consumidor como carne bovina porque tem o mesmo sabor. Mas o sócio do Frigorífico Machado, Márcio Machado, decidiu apostar nessa diferenciação, apoiado pelos pecuaristas que criam bubalinos em SC. Segundo a Epagri, em 2023 o estado tinha 629 propriedades com bubalinos, em 250 municípios.

Veja mais fotos sobre a carne, produtores e a festa:

Continua depois da publicidade

– É uma carne saudável, com pouca gordura. Os animais são criados no pasto. Como são mais rústicos, resistentes, normalmente não precisam de medicação – explica o empresário Márcio Machado.  

Festa Internacional do Búfalo da Neve

Produtores de búfalo de SC e do Rio Grande do Sul decidiram fazer a Festa Internacional do Búfalo da Neve, de 21 a 23 de fevereiro de 2025, no resort Caminho das Nuvens, em Bom Retiro, na Serra Catarinense.

O produtor Arno Manoel Philippi explica que  “Neve” no nome é porque será com carne de búfalos que crescem no Campo dos Padres, uma das regiões mais altas e frias do Brasil, onde também cai neve.

Esses movimentos visam atrair a atenção dos consumidores para o produto e suas características que, apesar de ser diferente, é vendido ainda pelo mesmo preço da carne bovina nos supermercados.

Continua depois da publicidade

Animal nativo da Ásia, em especial na Índia e Paquistão, o búfalo é dócil, o que acaba encantando quem trabalha nessa área. Arno Philippi também é criador de bovinos, mas sempre gostou muito dos bubalinos. Em função disso, até o trabalho de conclusão do curso de Economia na UFSC foi sobre a produção de búfalos em SC.

– O búfalo está na ‘praça’ (no mercado). O que estamos fazendo agora é oferecer com embalagem e identificação – destaca o produtor Arno Philippi.

Além do frigorífico para cortes de carnes, Santa Catarina conta com um laticínio de leite de búfala em Biguaçú, na Grande Florianópolis, que faz queijos e outros produtos.

Leia também

“A gente quer reunir o Brasil em Florianópolis”, diz presidente sobre os 110 anos da Acif

Entidades avaliam impacto do acordo Mercosul-UE para economia de Santa Catarina

Acordo Mercosul e UE: veja os produtos mais exportados e importados por SC

Em lançamento de livro, Ocesc traça cenário positivo ao cooperativismo de SC

Grupo Pereira abre quatro lojas do Fort hoje e prevê investir até R$ 1 bilhão em 2025