Autoridades sanitárias do Canadá habilitaram mais duas plantas frigoríficas de Santa Catarina para exportar carne suína ao país: a Master Agroindustrial de Videira e a Pamplona Alimentos de Rio do Sul. Com esse anúncio, o Estado soma sete plantas habilitadas.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
As primeiras, anunciadas semana passada, foram a Aurora, de Chapecó, e duas da Seara, em Itapiranga e São Miguel do Oeste. Na última segunda-feira, foram anunciadas as da Aurora de Joaçaba e da Pamplona de Presidente Getúlio.
Em busca de novos mercados, o Brasil avançou nas negociações e conseguiu autorização para exportar em março, com a visita da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, ao país. Embora seja um grande exportador, com cerca de 1,5 milhão de toneladas do produto por ano, o Canadá importa em torno de 250 mil toneladas.
– Receber a certificação é muito importante para ampliar o reconhecimento da nossa marca em mais um país que o Brasil está habilitado. A autorização está alinhada com a nossa estratégia de expandir a presença e exposição internacional da marca, sendo que já estamos presente na China, Japão, Coreia do Sul, África do Sul e Emirados Árabes – afirmou Irani Pamplona Peters, presidente da companhia, em nota para a imprensa.
Continua depois da publicidade
Além de produtos in natura, a Pamplona busca oportunidades no exterior para vender alimentos processados. Santa Catarina é o único estado brasileiro a exportar para o Canadá porque é livre de aftosa sem vacinação, condição que é reconhecida pela OIE, autoridade sanitária internacional.