Com o propósito de oportunizar mais negócios entre empresas de diversos países, as 21 Câmaras Italianas de Comércio e Indústria da América Latina vão adotar plataforma digital. Essa foi uma das decisões anunciadas na reunião deste sábado na Itália, durante Convenção Mundial que contou com a participação do presidente da Câmara Italiana de SC, Tullo Cavallazzi, e do secretário executivo da entidade, Fernando Morales Cascaes.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

As câmaras da América Latina vão lançar nos próximos meses uma plataforma B2B com o objetivo de facilitar e acelerar negócios entre empresas associadas.  Outra oportunidade de negócio apresentada foi o Desk UE da Câmara de Rosário, Argentina, presidida por Jorge Fittipaldi. Essa é uma oportunidade de as empresas conhecerem oportunidades de negócios e financiamentos de projetos oferecidos em países da Europa.  

Por meio desse Desk, é possível identificar oportunidades de negócios em setores como tecnologia, meio ambiente e energia limpa. Na reunião, também foi recomendado às empresas recorrerem mais ao cross selling (venda cruzada) para aproveitar oportunidades de parcerias na área econômica.

– O foco principal das Câmaras Italianas espalhadas pelo mundo é difundir o “Made in Italy”. Mais do que um produto ou produtos, a finalidade é levar os produtos e serviços italianos a todo o mundo. O design, a inventividade, o requinte, a inovação, o luxo e a tecnologia compõem essa ideia. Então, entre os setores de destaque estão têxtil e moda, maquinários e gastronomia – informa Tullo Cavallazzi.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, esses eventos destacam principalmente oportunidades para empresas italianas empreenderem em outros países. No primeiro semestre deste ano, Santa Catarina foi contemplada com avanços em negócios. Um deles foi empresa italiana que passou a ser fornecedora de software de gerenciamento de imóveis e logística para empresas brasileiras.  

Outro negócio importante foi a aquisição de um estaleiro de lanchas de passeio por grupo de empresários de SC após essa empresa italiana, anos atrás, ter firmado joint venture com uma catarinense. Na área de tecnologia, empresa italiana de gestão de segurança de portos e aeroportos, por meio da Câmara, conseguiu contrato de serviços em SC.

Além disso, a Câmara de SC também é procurada para parcerias na área científica. A Unochapecó fará apresentação do seu polo tecnológico em Gênova, Itália, dia 30 deste mês, num evento viabilizado pela entidade.

A programação deste sábado na Itália teve ainda reunião dos deputados e senadores eleitos pelos italianos no exterior com os presidentes e secretários gerais das câmaras italianas. A próxima reunião das 21 câmaras da América Latina será no dia 7 de abril de 2024, em Santiago, Chile.

Continua depois da publicidade

Leia também

“Nosso foco no mercado livre de energia é o setor varejista”, diz presidente da Celesc

Catarinense Brasão estreia carrinhos inteligentes em supermercados

Por que SC voltou ter receita bilionária nas exportações em maio