Para oferecer mais oportunidades de desenvolvimento econômico com emprego e renda, cada nunicípio pode criar a sua agência de atração de investimentos. Esse desafio está sendo colocado pela Fepese (Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos), de Florianópolis, que apresentou o tema no Summit Cidades 2024 e assessorou a criação da Invest Biguaçu, a primeira agência municipal de atração de investimentos em SC.

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É comum os estados terem a sua agência de atração de investimentos. O governo de Santa Catarina tem a Invest SC, marca que foi atribuída à empresa SCPAR recentemente. Isso é importante porque é um nome universal e as “Invests” concentram todas as informações que os investidores precisam para decidir sobre instalação de negócios locais. Essas agências nos municípios também têm essa função e devem ser permanentes, não sendo fechadas e abertas a cada gestão.

Antônio Machado Slosaski, consultor da Fepese, durante o Summit Cidades 2024 (Foto: Estela Benetti)

De acordo com o consultor da Fepese, Antônio Ricardo Machado Slosaski, o prefeito de Biguaçu, Salmir da Silva, optou pela criação da agência porque o município – que tem 76,7 mil habitantes segundo o Censo do IBGE de 2022 e já é cortado pela BR-101 – passa por um momento especial de oportunidades agora para atrair investimentos em função do contorno viário da Grande Florianópolis, que está em fase de conclusão.

O município terá dois acessos ao novo contorno, além de também ser cortado em boa parte pela nova rodovia. A administração de Biguaçu vê oportunidades para atrair diversos negócios, incluindo indústrias, logística e empresas de tecnologia.

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Para criar a agência, a prefeitura ouviu a associação empresarial local. A agência de investimentos reúne informações sobre tributos, benefícios fiscais locais, estaduais e nacionais, licenciamentos necessários, infraestrutura, trabalhadores qualificados e alternativas de crédito, entre outros.

– Os municípios sabem tudo o que podem oferecer para um investidor. Mas, normalmente, não têm isso organizado. Aí o investidor fica perdido. A agência reúne essas informações, o que facilita as decisões – explica o consultor da Fepese Antônio Machado Slosaski.

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