A relevância econômica e a tradição familiar garantiram para a cachaça e à aguardente de Luiz Alves, Santa Catarina, selo de Indicação Geográfica (IG) na espécie Denominação de Origem (DO). A concessão é do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e inclui a região de Luiz Alves.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Esse reconhecimento ao município catarinense foi publicado na Revista da Propriedade Industrial de 06 de agosto de 2024 (esta terça-feira). A busca desse selo de origem, que projeta diferenciais de qualidade, exclusividade e maior valor aos produtos, contou com a participação da Associação dos Produtores de Cachaça Artesanal de Luiz Alves (APCALA), do Sebrae-SC, do governo do Estado por meio da Secretaria de Agricultura e de universidades.  

SC conta agora com as Indicações Geográficas (IG) da Uva Goethe, Banana de Corupá, Queijo Artesanal Serrano, Vinhos de Altitude, Mel de Melato da Bracatinga, Maçã Fuji de São Joaquim, Erva-Mate do Planalto Norte Catarinense, Lingüiça Blumenau e da Cachaça e Aguardente de Luiz Alves.

Segundo o INPI, com esse novo selo para SC, o Brasil chegou a 126 Indicações Geográficas (IGs) reconhecidas. Dessas, 88 são Indicações de Procedência – IP (nacionais) e 38 Denominações de Origem (28 nacionais e 10 estrangeiras).

Continua depois da publicidade

Veja a foto do selo da cachaça concedido pelo INPI e outras:

– Trabalhamos de forma conjunta para valorizar e agregar valor aos produtos da nossa agricultura. A Epagri, Sebrae e universidades colaboram nesse processo na identificação das indicações geográficas com potencial e na orientação para encaminhar os pedidos de certificação – destaca o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto.

Entre os diferenciais de Luiz Alves que garantiram o selo estão o fato de os produtos serem fabricados no município desde o século XX. A cachaça e a aguardente são feitas com melado ao invés do caldo de cana.

Para fermentação são usadas leveduras nativas locais, o que garante um sabor específico local. Além disso, o clima local, úmido e temperado também ajuda.

Continua depois da publicidade

Luiz Alves já tem o título estadual de Capital Catarinense da Cachaça – Terra da Cachaça. Também realiza a Festa Nacional da Cachaça (Fenaca), que este ano não aconteceu porque as lideranças locais preferiram investir na infraestrutura do salão.

Leia também

Casan projeta investimento bilionário em saneamento até o final de 2026

Intelbras inaugura CD que recebeu investimento milionário

Nova rede de produtos para casa abre filial na Grande Florianópolis

Havan tem lucro bilionário no primeiro semestre de 2024

Como Walter Orthmann conquistou “medalha de ouro” de empregado mais longevo do mundo

Duas instituições de SC vencem o principal prêmio de segurança no trabalho do país