Maior montadora de automóveis elétricos do mundo, a chinesa BYD inaugurou na noite desta quinta-feira a sua 100ª concessionária no Brasil na Avenida Beira-Mar Norte, um dos cartões postais de Florianópolis, em parceria com o Grupo DVA. Presente no evento, o presidente da BYD no Brasil, Tyler Li, informou que o plano da empresa é chegar a 250 lojas este ano no país, onde vê oportunidades para investimentos em diversas áreas. A fábrica da marca, na Bahia, deve iniciar produção em meados de 2025.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

– O objetivo da BYD não é apenas vender carros, mas é trazer tecnologia paro Brasil. Por isso estamos construindo uma fábrica na Bahia. Vamos trazer toda a tecnologia da China e juntar com a expertise brasileira para produzir os melhores carros. Isso tem o apoio do presidente Lula que tem se mostrado favorável com a tecnologias mais sustentáveis – disse o empresário.

Segundo ele, outro diferencial do Brasil é o fato de ter lítio, matéria-prima fundamental para as baterias de automóveis. Isso significa oportunidade de fazer no Brasil todas as peças necessárias para um automóvel. A BYD em uma fábrica de baterias em Manaus e, agora, vê oportunidade para fabricar em outro local, bateria para veículos.

– Em diversos lugares do mundo são fabricados veículos híbridos movidos à gasolina e energia. O Brasil tem oportunidade de fazer um veículo híbrido 100% verde, combinando energia com etanol. Essa combinação a gente pode fazer aqui. Outra coisa: o Brasil tem quase 80% da sua matriz energética vinda de fontes renováveis. Isso é positivo para uma política de carros elétricos – comentou o empresário chinês.

Continua depois da publicidade

Veja mais imagens da inauguração da BYD DVA Florianópolis:

De acordo com o empresário Paulo Toniolo Jr, diretor do Grupo DVA, além da venda de automóveis BYD, a empresa vai comercializar painéis solares, um dos itens que a companhia chinesa fabrica. Em Florianópolis, um dos novos laboratórios da Universidade Federal de Santa Catarina conta com paredes solares com painéis fabricados pela BYD.

A parceria BYD e DVA começou em 2022. A primeira concessionária foi inaugurada em outubro daquele ano em Itajaí. Depois, em novembro, foi aberta loja da marca em São José, na Grande Florianópolis. A que abriu agora é a terceira e mais seis serão abertas ainda este ano, totalizando nove unidades.  

“Inauguramos a terceira unidade em Santa Catarina, na cidade de Florianópolis, com o marco de centésima concessionaria da BYD no Brasil. A DVA consolida este sucesso que é a BYD no estado e como um dos maiores grupos da região no Sul do Brasil – afirmou Paulo Toniolo.

Continua depois da publicidade

No mercado desde 1972, o Grupo DVA é parceiro de diversas marcas para comercialização em concessionárias. É um dos maiores grupos de comercialização de automóveis da Região Sul com receita estimada para este ano de R$ 3 bilhões.

Leia tambémMarinhas do Brasil e dos EUA farão “operação de guerra” para levar doações ao RSAlunas do Technovation Girls Florianópolis criam aplicativos para resolver problemas reaisEmpresa de SC doa 100 toneladas de telhas para ajudar na reconstrução do RSGoverno de SC vai lançar programa de apoio à compra da casa própriaGoverno de SC vai elaborar plano de logística e transporte