Com o objetivo de melhorar sua imagem e confiança junto aos diversos públicos, a gigante BRF, dona da Sadia, Perdigão e Qualy, lançou um novo sistema de integridade que envolve toda a companhia. Ele visa multiplicar a cultura da ética e da transparência em todos os procedimentos da organização. A estreia é em Santa Catarina, berço e sede da companhia. No Estado, a empresa terá sete embaixadores regionais nas unidades de Chapecó e Itajaí para multiplicar os conceitos.
Continua depois da publicidade
Principal empresa de carnes e derivados do país e uma das líderes mundiais, a BRF teve sua imagem prejudicada nos mercados há cerca de dois anos em função de investigações das operações Carne Fraca e Trapaça, da Polícia Federal. Alguns profissionais da empresa confessaram que não seguiram normas, admitiram fraudes em análises laboratoriais e uso de produtos indevidos. Esse processo de recuperação da imagem da companhia tem à frente o ex-ministro Pedro Parente, que assumiu a gestão executiva em julho do ano passado, acumulando com a liderança do conselho, após deixar o posto de presidente da Petrobras.
Segundo a BRF, o novo sistema será essencial para a redução de riscos e ampliar a proteção da reputação não só da empresa, mas dos funcionários e seus parceiros de negócios. O plano é aperfeiçoar a prevenção, detecção e solução de desvios de conduta e fraudes.
– Os embaixadores regionais foram escolhidos pelo seu comprometimento com a ética e a excelência em suas funções e auxiliarão a área de compliance na divulgação de treinamentos e comunicações pertinentes ao assunto. Chapecó e Itajaí foram selecionados nesta primeira fase pela representatividade da operação fabril e administrativa – afirmou Reynaldo Goto, diretor de compliance da BRF.
Essa ação voltada à ética também inclui uma série de controles e monitoramentos. Ao todo, a companhia terá 31 embaixadores desse programa no Brasil. A empresa vem recuperando a imagem gradualmente e ainda enfrenta sanções comerciais, especialmente da Europa.
Continua depois da publicidade