Com objetivo de atuar em segmento de maior valor agregado, a gigante catarinense BRF anunciou acordo para aquisição de 50% da paranaense Gelprime, indústria de gelatina e colágeno de origem animal que tem como sócios a Viposa, de Caçador (SC) e as paranaenses Britali e Vanz Holding, de Rolândia. A BRF informou ao mercado que investirá R$ 312,5 milhões nessa aquisição, que ainda deve ser aprovada pelas autoridades competentes.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
– A transação é assertiva para a estratégia de maior participação de produtos de valor agregado no portfólio, possibilitando expansão de rentabilidade e diversificação de negócios. Adicionalmente, a disponibilidade de matéria prima é um diferencial competitivo neste segmento de atuação – explicou a BRF em comunicado.
De acordo com o Valor, com essa participação da BRF, a Gelprime passará a deter 5% do mercado mundial de gelatina e colágeno. Atualmente, detém menos de 2%. Fundada em 2019 em Ibiporã, Norte do Paraná, a empresa produz gelatina de origem bovina e fornece aos setores farmacêutico e de alimentos.
Esse negócio de gelatina e colágeno é um dos mais valorizados do agro no mundo. Em outubro de 2022 a Gelnex, de Itá, interior de Santa Catarina, foi adquirida pela americana Darling Ingredients por R$ 6,4 bilhões. Essa empresa começou tendo como fornecedor a BRF.
Continua depois da publicidade
Leia também
Cervejas artesanais da Grande Florianópolis são certificadas com selo
Empresa centenária lança refrigerante com sabor especial para o verão
Âncora do maior PIB de SC, Porto de Itajaí enfrenta mais uma turbulência
Expansão das vendas de papéis para embalagens indica Natal aquecido
SC sobe em ranking de inovação do INPI e fica em segundo lugar no país