Atendendo determinação da Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina, a BRF Concórdia finalizou neste domingo a aplicação de testes rápidos para 100% dos os seus 5.132 colaboradores e terceirizados. Do total, 93,4% testaram negativo para coronavírus e retornaram ao trabalho nesta segunda-feira. Os demais 6,6% que testaram positivo são considerados casos suspeitos, foram submetidos ao exame RT-PCR e afastados do trabalho até sair o resultado nos próximos dias.
Continua depois da publicidade
Em procedimento semelhante em outras plantas, a BRF informa que o RT-PCR tem confirmado apenas entre 10% e 18% dos casos positivos em testes rápidos. A empresa explica que os resultados positivos desses testes rápidos podem indicar presença de anticorpos, o que indica uma pessoa já recuperada de Covid-19, presença do vírus mesmo assintomático, ou falsos positivos resultantes de anticorpos de outros vírus (parainfluenza, influenza A, influenza B, HIV, vírus da varicela, citomegalovírus, vírus do sarampo e da caxumba, entre outros). O teste por RT-PCR para detectar infecção pela Covid-19 também é recomendado pela Anvisa para a companhia.
Entre os protocolos da empresa, além do afastamento dos que registraram positivo em testes rápidos até fazer o exame RT-PCR, está o afastamento de todos os trabalhadores que apresentam ou informam sintomas de Covid-19. Com isso, a BRF reforça as medidas de proteção que já adota desde o início da pandemia. O objetivo é aperfeiçoar o processo de triagem e identificação de casos positivos e suspeitos entre os funcionários, o que já era realizado por meio de busca ativa.
A unidade da BRF Concórdia é o berço da Sadia, que junto com a Perdigão e Qualy integra o trio de marcas entre as mais respeitadas pelos consumidores brasileiros e também em outros países. A BRF é a maior exportadora de frango do mundo, posto conquistado pela qualidade e sabor do frango catarinense e, posteriormente, do frango brasileiro. A empresa explica que faz gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa.
Continua depois da publicidade