Depois de alinhar detalhes da operação com a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF-SC), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) vai iniciar segunda-feira a realização de empréstimos pelo Pronampe Emergencial SC para empresas atingidas pelas enchentes no Estado. O trabalho será em parceria com cooperativas de crédito que atuam em Santa Catarina.  

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Para se ter ideia da urgência dessa linha de crédito, somente uma cooperativa tem fila de espera de 150 empresas já cadastradas.

As cooperativas parceiras da instituição são: Sicoob, Cresol Sicoper, Cresol Central, Cresol Baser, Sulcredi/Crediluz, Uniprime Ouro, Sulcredi Ibiam, Sulcredi São Miguel do Oeste, Crediseara, Sicredi, Ailos e Sistema Cresol.

O programa em perguntas e respostas:

Continua depois da publicidade


O que é o Pronampe Emergencial?
O Programa tem como objetivo estimular a rápida reconstrução e recuperação dos empreendimentos produtivos afetados por desastres naturais, catástrofes climáticas e situações correlatas, localizados em municípios catarinenses em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pelo Governo do Estado.

Quem pode solicitar o crédito?
Micro e pequenas empresas sediadas em municípios com Decreto de Situação de Emergência ou estado Calamidade Pública homologado pelo Governo do Estado.

Qual o valor disponível por empresa?

Até R$ 150 mil. O valor está sujeito à análise de crédito.

Qual a taxa de Juros da Linha Pronampe Emergencial?
A taxa de juros será fixa ao longo de todo o contrato, calculada com base na Selic vigente no momento da contratação, acrescida de 6% a.a.
O Governo do Estado irá subsidiar 100% dos juros para empresas localizadas em municípios em estado de CALAMIDADE PÚBLICA e 50% dos juros para empresas localizadas em municípios em SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Quanto tempo tenho para quitar o financiamento?
A carência é de 12 meses. O prazo para amortização é de 36 meses.

Como faço para solicitar o Pronampe Emergencial?
O BRDE vai operacionalizar o Pronampe Emergencial em parceria com cooperativas de crédito do estado. Você pode fazer contato com a instituição parceira mais próxima.  Veja a lista: Sicoob, Cresol Sicoper, Cresol Central, Cresol Baser, Sulcredi/Crediluz, Uniprime Ouro, Sulcredi Ibiam, Sulcredi São Miguel do Oeste, Crediseara, Sicredi, Ailos e Sistema Cresol.


Tenho outra operação de crédito com o BRDE, posso solicitar o Pronampe Emergencial?
Sim, um financiamento já feito por meio de outra linha de crédito não impede que a empresa solicite o Pronampe Emergencial. O saldo devedor poderá impactar na análise do crédito.

Sou sócio de duas ou mais empresas, posso solicitar o Pronampe Emergencial para cada CNPJ?
Sim. Pode ser feita uma solicitação para cada empresa (CNPJ).

Leia também

Badesc inicia empréstimos para empresas atingidas pelas enchentes

Derrubada de veto à desoneração da folha beneficia setores empregadores e prefeituras em SC

Empresa de SC lança marca para locação de veículos elétricos de carga

Vice-presidente da BYD anuncia seis lojas em SC e prevê produção no Brasil até 2025