Uma das instituições financeiras com maior atuação em investimentos em Santa Catarina, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) definiu medidas para apoiar empresas que tiveram prejuízos em função das chuvas. O banco informa que vai suspender temporariamente a cobrança de parcelas de financiamento e também facilitará a concessão de novo empréstimos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing e o diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos, Mauro Mariani, anunciaram as medidas nesta terça-feira (10). As medidas incluem empresas e também propriedades agropecuárias, que são tradicionais clientes da instituição.
– Há mais de 60 anos, o BRDE está ao lado das pessoas, empresas e instituições que promovem o desenvolvimento socioeconômico da Região Sul. Neste momento de dificuldades extremas, juntamente com o governo de Santa Catarina, trabalhamos com o objetivo de garantir todo o apoio à população atingida – destaca Kleinübing.
A decisão foi tomada rapidamente pelo fato de o Estado ter sido atingido em diversas regiões, com ocorrências em 132 municípios, dos quais 67 decretaram “situação de emergência”.
Continua depois da publicidade
Segundo Mariani, o banco iniciou negociações para aumentar os limites de crédito nas suas operações.
– Isso permitirá ampliar os recursos próprios já disponíveis para financiamentos, focando em capital de giro e linhas de reconstrução e recuperação de empresas afetadas pelas cheias no estado – explicou o diretor.
Ainda conforme o BRDE, os clientes do agronegócio, que têm financiamentos pelo Plano Safra e Refin Agro poderão refinanciar as dívidas de forma simplificada. Quem tem financiamento por cooperativas de crédito podem negociar diretamente com essas instituições os benefícios oferecidos pelo BRDE.
E para as prefeituras que decidirem investir em prevenção de desastres naturais, podem solicitar recursos pelo programa Sul Resiliente, que tem capital vindo do Banco Mundial. Essa linha de crédito é para infraestrutura, visando evitar problemas como inundações e deslizamentos.
Continua depois da publicidade
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC
Leia também:
Facisc mobiliza associações para apoiar atingidos pelas chuvas
Hackathon da Nasa em SC busca soluções para clima e água
Veja em que setores a indústria de Santa Catarina é líder nacional
Fiesc e UFSC discutem neoindustrialização em SC segunda-feira