Como as chuvas destruíram pastagens de propriedades rurais do Rio Grande do Sul, uma parte do rebanho de bovinos e equinos ficou sem alimentação. Para suprir um pouco essa demanda, o Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), por meio de sindicatos rurais, vai enviar dezenas de carretas com feno e pré-secado para alimentação animal.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O Rio Grande do Sul tem um dos maiores rebanhos bovinos do Brasil, com mais de 11,9 milhões de cabeças, observa o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo. Segundo ele, preocupa o fato de a enchente afetar também esse setor da economia do Estado.
Essa ajuda aos vizinhos foi definida em reunião de Pedrozo, com mais de 80 dirigentes de sindicatos rurais de SC na terça-feira. Ficou decidido que os produtores rurais vão doar os alimentos e os sindicatos vão pagar R$ 140 mil de frete para o transporte.
– Os sindicalistas patronais rurais de Santa Catarina deram demonstração de solidariedade, capacidade de mobilização e liderança em favor dos nossos irmãos gaúchos – afirmou José Zeferino Pedrozo.
Continua depois da publicidade
Segundo ele, essa distribuição de alimentos será feita com orientação da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (Farsul). A entidade está acompanhando a situação e tem informações sobre onde o problema é maior.
Em propriedades onde as chuvas caíram com intensidade maior, a grama, principal base da alimentação animal, ficou muito destruída. No Rio Grande, a maioria das fazendas tem nas pastagens em campo a principal base da alimentação de bovinos, equinos e ovinos.
A Federação de SC também inclui alimentação para as pessoas no campo. Pedrozo informa que foi enviada uma carreta com leite longa vida e será enviada uma de maçã. Ele explica que são dois alimentos que podem ser consumidos sem preparo prévio.
Leia também
Taxa de desemprego cresce em Santa Catarina no primeiro trimestre do ano
Barco que não afunda é lançado por estaleiro de SC na Expo Defense
Empresa de TI de SC usa robôs para atender cidades do RS na enchente
Santa Catarina amplia exportações de proteína animal em abril
Prévia do PIB mostra que SC cresceu acima da média do país em fevereiro