O BMW Group, que acaba de completar 10 anos de produção de automóveis em Santa Catarina, estuda instalar uma nova área de pesquisa e desenvolvimento voltada à tecnologia. É um projeto global e SC é um dos locais avaliados para sediar o projeto. A informação foi comunicada pela diretora de relações institucionais da companhia no Brasil, Gleide Souza, aos secretários de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert; e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett; mais o diretor de Atração de Investimentos da Invest SC, Rodrigo Prisco Paraiso, em reunião nesta sexta-feira, em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Gleide Souza veio acompanhada de executivos do setor de tecnologia da empresa para essa reunião com representantes do governo catarinense. De acordo com o governo de SC, ela informou também que a nova área de desenvolvimento tecnológico deverá gerar 150 postos de trabalho diretos no curto prazo e poderá chegar a 500 no futuro.
Embora seja um projeto global, Santa Catarina é cotada para sediá-o porque tem uma planta moderna da companhia onde já desenvolve algumas pesquisas. Uma delas é a tecnologia para abertura de portas de veículos, hoje usada nos carros da BMW no mundo todo.
Durante os eventos comemorativos aos 10 anos da fábrica de Araquari, em Santa Catarina, no dia 3 de outubro (2024), a diretoria da companhia informou que já fora produzidos em SC mais de 100 mil veículos desde que a unidade iniciou atividades. Atualmente, ela responde por quase 70% de todas as unidades vendidas no Brasil.
Continua depois da publicidade
Completando 10 anos em SC, BMW anuncia investimento de R$ 1,1 bilhão no Brasil até 2028
No encontro desta sexta, o secretário Cleverson Siewert falou aos executivos da montadora sobre as perspectivas econômicas do Estado e Marcelo Fett destacou os diferenciais e potencial do ecossistema de inovação locais. Rodrigo Prisco apresentou indicadores socioeconômicos de SC.
Para Marcelo Fett e Rodrigo Prisco, foi uma emoção especial receber novamente a Gleide Souza porque eles participaram da equipe que negociou a vinda da montadora para Araquari, Santa Catarina, decisão que foi anunciada em 2011.
– Quem passa na frente e admira o imponente parque fabril em Araquari normalmente não consegue imaginar as dificuldades e os obstáculos que tivemos que superar. Sem dúvida, o maior e mais incrível projeto que tive a honra e o privilégio de participar – comentou Marcelo Fett.
Leia também:
Após visita à Feira de Cantão, missão da Fiesc conhece grandes portos da Ásia
Jornada de Conhecimento Expogestão reúne empresários e executivos em Itajaí
Milionário programa de empreendedorismo da Engie foca projetos de mulheres negras e mães
Gasoduto que desafiou a engenharia deve aquecer a economia da Serra catarinense
Multinacional de SC é uma das primeiras do mundo a atingir meta de carbono neutro