O BMW Group Brasil anunciou nesta quinta-feira (14) que vai montar na fábrica de Araquari, Santa Catarina, os novos modelos do sedan Série 3 e o SUV X1. O Série 3 entra em produção no mês de setembro e o X1 mais adiante, informou o presidente e CEO do grupo no Brasil, Aksel Krieger, que abriu a entrevista destacando a liderança da marca no Brasil e em SC. A companhia também anunciou a participação da engenharia brasileira em inovações do grupo e um programa de visitas à fábrica catarinense.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do DC no Telegram
Segundo Aksel Krieger, a montagem de dois novos modelos no Brasil faz parte do investimento de R$ 500 milhões anunciado em novembro do ano passado. De acordo com o diretor geral da fábrica no país, Otávio Rodacoswiski, será mantida a atual equipe de colaboradores porque serão descontinuadas produções de dois modelos.
O grupo tem, em média, 1 mil colaboradores no Brasil e seguirá com esse mesmo quadro. Além de Joinville, tem a equipe de vendas em São Paulo e a fábrica de motocicletas em Manaus.
– Acabamos de fechar o primeiro semestre. Um ano bastante desafiador. Se você acompanha a indústria total, ela teve mais de 15% de queda (em automóveis). O segmento premium caiu mais de 11% e a BMW cresceu mais de 2% – disse Aksel Krueger.
Continua depois da publicidade

Ele destacou também que a companhia alcançou em junho 50% do mercado premium do Brasil. Os modelos BMW Série 3 e X1 responderam por 25% do mercado premium do país no semestre. No mercado catarinense a companhia também tem liderança. Um diferencial do mercado de SC é que é o dobro maior para carros premium: enquanto a média nacional é 2% do total vendido, no Estado é 4%.
Aksel Krueger informou ainda que o centro de engenharia do grupo no Brasil participou de desenvolvimentos globais para a empresa. Segundo ele, o grupo tem um dos cinco centros globais de engenharia no Brasil. Esse centro fez várias iniciativas importantes do grupo, incluindo muitos testes de veículos. Apoiou o desenvolvimento de soluções de conectividade e testes de resistência dos motores e componentes para os mercados internacionais do grupo.
O novo Série 3 é um sedan com os últimos avanços incorporados pela companhia. Ele foi lançado em maio na Europa e começará a ser montado em Araquari em setembro deste ano. O destaque para os consumidores é que ele trará todas as novidades tecnológicas desenvolvidas pela empresa.
O X1 será um veículo totalmente novo, por dentro e por fora. Com a produção desses dois veículos, serão descontinuadas as fabricações de dois modelos da unidade, correspondentes às versões anteriores dos mesmos.
Continua depois da publicidade
Assim, a fábrica seguirá fazendo quatro modelos. Ela tem capacidade para 30 mil veículos por ano e, atualmente, opera com um turno para 10 mil veículos por ano. Desde que iniciou a produção, em 2014, já montou mais de 80 mil automóveis.
Programa de visitas em Araquari
Atendendo a sugestões de apaixonados por carros, a BMW montou um programa de visitas na fábrica de Araquari. A pessoa poderá fazer o cadastro no site, agendar a visita e comprar o ingresso. O programa envolverá passeio na fábrica, teste drive e também apresentação da estrutura da companhia, como a usina solar na cobertura da fábrica, informou o diretor Otávio Rodacoswiski.