Inovações desenvolvidas pelo Senai Santa Catarina com o objetivo de serem aplicadas no mercado são reconhecidas em premiações. O projeto InnovanMeat, ‘bife impresso’ feito de proteínas vegetais e fabricado em impressão 3D, venceu nesta segunda-feira a etapa estadual da mostra Inova, realizada pela instituição. E o robô Annelida, desenvolvido pelo Instituto Senai de Inovação em Sistemas Embarcados, em parceria com a USP, UFRGS e a Petrobras venceu o Prêmio ANP, entregue nesta segunda-feira no Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O robô Annelida será usado em escala industrial pela Petrobras. Vai ajudar a companhia na redução de perdas bilionárias na substituição de dutos danificados em partes submersas de plataformas. Pela complexidade do projeto, está sendo feito em etapas.
A premiação foi para a fase 1, testada em ambientes controlados. Para essa fase, as instituições desenvolveram 14 novas tecnologias, incluindo sistema de aquecimento, de alimentação, transmissão de carga, vasos de pressão, sistema de computação e outros.
A criação do ‘bife impresso’ foi uma pesquisa conjunta de estudantes do curso superior de Tecnologia em Alimentos da Faculdade Senai de Chapecó com os cursos de graduação em Tecnologia Mecatrônica Industrial e Fabricação Mecânica da Faculdade Senai Joinville.
Continua depois da publicidade
Em segundo lugar na mostra Inova houve empate. Estudantes de Jaraguá do Sul criaram um kit que converte bicicletas convencionais em elétricas e os de Chapecó criaram uma embalagem bioativa para alimentos, com propriedade antimicrobiana.
Entre as parcerias em pesquisa e desenvolvimento do Senai SC já implantadas está o Robô Snake, criado numa parceria com a General Motors, que é utilizado em fábricas da montadora.