Uma das atrações da Expo Defense, feira de produtos e serviços para defesa e segurança que abriu nesta quinta-feira e vai até esta sexta na Federação das Indústrias de SC (Fiesc), é um barco que não afunda, para ser usado em resgates no mar. O lançamento para o mercado brasileiro é da Schaefer Yatchs, de Florianópolis, que firmou parceria com a empresa irlandesa Savehaven Marine, detentora dessa tecnologia, para fabricar esse modelo no Brasil.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

De acordo com o empresário Márcio Schaefer, fundador e CEO da Schaefer Yatchs, o acordo com a empresa europeia é para produzir em série no Brasil, caso haja demanda. A embarcação não afunda porque é totalmente vedada para a entrada de água e se movimenta com facilidade mesmo em situação de clima adverso em alto mar.

Veja mais imagens do barco que não afunda e de outro produto de SC:

Continua depois da publicidade

A capacidade da embarcação é para seis tripulantes e 20 passageiros. Por isso, segundo Schaefer, é ideal para operações de salvamento no litoral brasileiro, em especial catarinense.

Acidentes recentes no mar, que resultaram em mortes de pescadores, poderiam ser atendidos com esse tipo de barco de resgate. A participação na Expo Defense visa atrair compradores para iniciar a produção.

O estaleiro Schaefer também expõe na Expo Defense o barco de 33 pés que produziu para o trabalho da Polícia Ambiental de Santa Catarina. A embarcação, que já está sendo usada, foi levada para exposição como um dos cartões de visita na chegada da Expo Defense, na Fiesc.

Maior indústria de barcos do Brasil, o Schaefer, tem mais de 30 anos de atividades, emprega 650 pessoas e a projeção para este ano é de faturamento de R$ 400 milhões.

Continua depois da publicidade

Organizada pela federação e seu comitê de empresas de defesa, a Expo Defense é aberta ao público interessado mediante inscrição.

Leia também

Empresa de TI de SC usa robôs para atender cidades do RS na enchente

Santa Catarina amplia exportações de proteína animal em abril

Prévia do PIB mostra que SC cresceu acima da média do país em fevereiro

Evento dos 109 anos da Acif terá doações para atingidos pelas chuvas no RS