Banco cooperativo nacional com forte atuação em Santa Catarina e demais estados da Região Sul, o Sicoob alcançou a categoria S2 definida pelo Conselho Monetário Nacional para instituições financeiras com porte igual ou superior a 1% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Essa classificação vai de S5 a S1, conforme a participação das instituições na economia nacional.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
No grupo dos maiores, S1, estão as instituições que lideram o ranking bancário do país: Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander e BTG Pactual. O Sicoob entrou no segundo grupo, no qual estão o Sicredi (também banco cooperativo), BNDES, Safra, Banrisul, Citi, banco XP e Banco do Nordeste.
O Sicoob conta com mais de 8,5 milhões de cooperados em todo o Brasil, que são os associados, consequentemente, donos da instituição. Essa associação é por meio de centrais cooperativas de crédito.
O banco cooperativo se destaca também pela qualidade no atendimento. Para isso, conta com 4,6 pontos de atendimento no país, a maior rede de agências físicas do Brasil. O atendimento personalizado aos cooperados é um diferencial do Sicoob frente a outras instituições financeiras que estão priorizando atendimento online.
Continua depois da publicidade
Na opinião do diretor de Riscos e Controles do Sicoob, Rubens Rodrigues Filho, esse novo enquadramento mostra o avanço do cooperativismo financeiro no Brasil e a força do modelo de negócios do Sicoob. Ainda segundo ele, essa nova classificação mostra a solidez do modelo de negócio do cooperativismo financeiro do Sicoob e sua colaboração para o desenvolvimento do Brasil.
De acordo com o executivo, o Sicoob se destaca também pelo portfólio completo de serviços e produtos, eficiência nas operações, segurança e inovação tecnológica.
O uso de tecnologias avançadas e a concessão de crédito automático para os cooperados tem garantido maior adesão aos serviços via aplicativo. A inteligência artificial está entre as tecnologias usadas para melhor atender aos clientes, tanto das regiões urbanas quanto nas áreas rurais. Em ambos os casos, um dos destaques é o crédito automático.
Leia também
Cidade do litoral ganha empreendimento milionário com paisagismo Burle Marx
Argentinos são maioria entre turistas estrangeiros no verão de SC
Multinacional de tecnologia tem vagas abertas para filial de Criciúma
Saiba qual evento de SC atrai apoio de gigantes da bolsa, de mais empresas e pessoas
Trump volta ao passado sobre meio ambiente e abre portas para gigantes de tecnologia