O Vivapark Porto Belo, bairro sustentável que está sendo construído na região do Litoral catarinense, é o primeiro do mundo a obter o selo LEED for Comunities: Plan and Design nível Platinum. Esse é o mais elevado sistema de certificação internacional de sustentabilidade de projetos urbanísticos, informa o empresário Roderjan Volaco, CEO da Vokkan, incorporadora que está instalando o empreendimento.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A conquista dessa certificação para o Vivapark projeta o mercado imobiliário catarinense no Brasil e no mundo, avalia Roderjan Volaco. Ele cita projetos famosos com esse selo, como o edifício Bosco Verticale, na Itália, e o distrito do aeroporto de Atlanta, nos Estados Unidos.

Na avaliação do CEO do Green Building Council Brasil, Felipe Faria, o Vivapark é um exemplo de que é possível alinhar desenvolvimento econômico, qualidade de vida e responsabilidade ambiental.

Essa certificação requer o cumprimento de 36 quesitos e o projeto de SC obteve 87 dos 110 pontos totais. Entre os critérios analisados estão transporte misto, walkability (facilidade para andar a pé), uso da terra, sistemas naturais e processos integrados.

Continua depois da publicidade

Idealizado pelo arquiteto Jaime Lerner, com paisagismo de Juliana Castro, o Vivapark considerado o primeiro bairro parque do Brasil.

Leia mais:

Guns N’ Roses confirma show em Florianópolis; confira os detalhes

Pai é preso em Mustang após levar filhos para motel em Florianópolis

Saiba quem são os brasileiros no avião que desapareceu na Argentina

Hang fica US$ 2 bilhões mais rico e volta ao top 10 da Forbes no Brasil