Empresas de micro e pequeno porte e microempreendedores individuais (MEIs) já podem solicitar empréstimos com custos menores para recuperar seus negócios. O Badesc, agência de fomento do governo de Santa Catarina, disponibilizou nesta quinta-feira o Pronampe Emergencial na plataforma do site www.badesc.gov.br.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

O banco precisou desse tempo para adaptar seu sistema para fazer as operações on-line. Mas a linha Pronampe Emergencial começou a ser oferecida há alguns dias por cooperativas parceiras. Participam a Ailos, Cresol, Sicoob, Sicredi, Sulcredi São Miguel do Oeste e Crediseara.

Podem solicitar os recursos empresas que foram atingidas por chuvas em cidades que decretaram situação de calamidade pública ou situação de emergência. É preciso levar um laudo de avaliação de perdas feito por entidade homologada pela Defesa Civil Estadual.

Para acessar o crédito

Continua depois da publicidade

Empresas interessadas na linha Pronampe podem ingressar no site do Badesc e consultar se o município onde estão instaladas está no enquadramento do programa. São enquadrados municípios que tiveram situação de emergência ou estado de calamidade pública homologados por decreto do governo do Estado. Depois, devem seguir os passos no portal para fazer a solicitação de crédito.

Essa linha de crédito, segundo o decreto do governo, visa a recuperação de empresas atingidas pelas chuvas em outubro e novembro no Estado. As que estão em município em estado de calamidade terão isenção total dos juros e as que estão em municípios em situação de emergência terão 50%.

De acordo com o presidente do Badesc, Ari Rabaiolli, o governador Jorginho Mello solicitou atenção especial do banco para os pequenos negócios, que têm mais dificuldades para conseguir recursos junto à rede bancária convencional.

O Badesc também fornece recursos para microcrédito e executa, com organizações parceiras, o programa Juro Zero para microempresas. Esse inclui pequenos negócios formais e informais.

Continua depois da publicidade

Leia também

Derrubada de veto à desoneração da folha beneficia setores empregadores e prefeituras em SC

Empresa de SC lança marca para locação de veículos elétricos de carga

Vice-presidente da BYD anuncia seis lojas em SC e prevê produção no Brasil até 2025

Governo de SC convida montadora chinesa para investir no Estado

Altenburg reestrutura negócios para faturar R$ 1,2 bilhão, diz vice-presidente