Primeira empresa produtora de azeite de oliva em Santa Catarina, a Quinta do Vienzo, do município de Rancho Queimado, acaba entrar no grupo das que elaboram rótulos premium. Dois produtos da empresa, o Vienzo Koroneiki e o Vienzo Blend Especial conquistaram medalha de ouro no concurso EVO IOOC International Olive Oil Contest, realizado na Itália.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de SC por WhatsApp
Essa premiação reconhece os melhores azeites produzidos anualmente pelo mundo. O Brasil é novidade entre os tradicionais produtores, principalmente da Itália, Espanha, Portugal e Grécia. Iniciativas de produção de azeite de oliva estão se difundindo em outras regiões do Brasil e em países da América Latina.
O casal Jester e Patrícia Macedo iniciou a plantação das primeiras 700 mudas de oliveira em abril de 2012 e a produção de azeite iniciou em 2019. A propriedade fica na localidade de Taquaras, na Serra Catarinense. Atualmente, são 3 mil plantas, das variedades Arbequina, Arbosana, Koroneiki, Picual, Manzanilla, Frantoio e Grapollo. Dessas oliveiras, são feitos cinco rótulos.
As vendas são em lojas de produtos gourmet de Florianópolis, Rancho Queimado e Joinville ou pelo site da empresa. Quem quer conhecer mais sobre esse mundo do azeite, que é novidade no Estado, também pode visitar. A empresa oferece visita guiada uma vez por mês. As informações estão no site da Quinta do Vienzo.
Continua depois da publicidade
Leia também
“SC é um celeiro de oportunidades em startups”, diz Kepler, da Bossanova
Empresa de SC líder em sabores de refrigerantes terá fábrica na Bahia
Guararapes inaugura fábrica de R$ 1 bilhão em Santa Catarina, a maior de MDF das Américas
Santa Catarina lança a Estação Inverno para impulsionar o turismo do frio