Em teste desde 2021, o avião elétrico da Embraer, com motor WEG, será apresentado ao público pela primeira vez. A companhia vai expor a novidade no SAE Brasil, congresso de mobilidade que será realizado nos dias 10 e 11 deste mês, no centro de eventos Pro Magno, em São Paulo.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Segundo a Embraer, a aeronave é um protótipo demonstrador, usado como plataforma de testes de novas tecnologias de propulsão aeronáutica.
É um projeto de inovação aberta com as colaborações da catarinense WEG e da empresa de energia EDP. Com sede em Jaraguá do Sul, a empresa de SC fabricou o motor elétrico e inversor.
– A exposição do avião de testes 100% elétrico, entre outras tecnologias que serão apresentadas na mostra internacional, ilustra a capacidade tecnológica do Brasil de liderar a corrida global de transição energética por meio da inovação e pesquisa aplicada – afirma o presidente e CEO da Embraer, Francisco gomes Neto, que também preside esta edição da SAE Brasil.
Continua depois da publicidade
Conforme a companhia, o avião demonstrador é usado pela sua área de engenharia para acelerar conhecimento das tecnologias para aumento da eficiência energética e redução as emissões de carbono. Os testes são realizados para pesquisas pré-competitivas de integração de inovadores sistemas propulsivos.

Quem visitar o evento, poderá testar dois outros produtos da Embrarer: o simulador da nova geração do jato comercial E2 e a imersão de realidade virtual no eVTOL, o veículo elétrico de decolagem e pouso verticais que a empresa está desenvolvendo para a área urbana. Estudantes poderão conhecer programas para trabalhar na empresa.
Líder mundial na fabricação de jatos para até 150 passageiros, a Embraer informa que desde o início das atividades, em 1969, já entregou mais de 8 mil aeronaves. A cada 10 segundos, em média, um avião Embraer decola em algum lugar do mundo. Por ano, eles transportam mais de 145 milhões de passageiros.
O avião elétrico é uma adaptação do Ipanema, que era usado para pulverização agrícola. A empresa não vai fabricá-lo para venda. Usa somente para testes. A companhia fabrica, atualmente, aeronaves para uso comercial, executivo, defesa e segurança e agrícola.
Continua depois da publicidade
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC
Leia também:
“Santa Catarina é o nosso Vale do Silício”, diz presidente do Sebrae Nacional
Shoppings movimentam setor de moda com desfiles, cultura e sustentabilidade
“Ficou muito simples de usar uma coisa muito poderosa”, diz especialista em IA
Empresa de transportes Reunidas sai da recuperação judicial
Reunidas arruma a casa, paga dívidas e se prepara para sair da recuperação judicial
Saiba quem integra a chapa única à sucessão na Facisc
Em carta do congresso de municípios, Fecam questiona projeto da reforma tributária
Empresa de SC lança inteligência artificial que ajuda prevenir AVC e infarto