Tecnologia como forma de agregar produtividade e sustentabilidade ao mundo da moda. Essa é a ênfase da multinacional catarinense Audaces ao lançar na principal feira de moda do mundo, a ITMA, em Milão, Itália, comando de voz para a sua plantaforma Audaces 360, de tecnologia 5.0 que permite criar moda em processo totalmente digital.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Desenvolvida na pandemia, a plataforma, que teve como objetivo inicial permitir trabalho à distância, garante mais produtividade e sustentabilidade ao setor, porque a criação digital evita moldes e peças piloto, entre outras vantagens. Ela está sendo exposta pela primeira vez na ITMA, feira itinerante realizada a cada quatro anos, cuja última foi em 2019 na cidade de Barcelona.

Referência mundial em tecnologia para moda, a Audaces tem matriz em Florianopolis, filial em Revoreto, Itália, e está presente nos mercados de mais de 70 países. Neste domingo, o CEO da empresa na Europa, Magner Steffens, faz palestra sobre automação e digitalização em evento promovido em conjunto pelo International Trade Center (ITC), instituição multilateral da Organização Mundial do Comércio e das Nações Unidas.

– Quando a gente fala em máquinas e equipamentos, a gente fala muito de indústria 4.0, onde as máquinas conversam entre si. Mas conversando sobre criação 5.0, onde a gente envolve o ser humano, a pessoa, estamos trazendo para essa feira a tecnologia de identificação de comandos vocais para fazer acionamento das nossas máquinas. Ou seja, o homem está conversando com a máquina, interagindo com a máquina através do comando de voz. Essa é a maior inovação que a Audaces está trazendo para a feira ITMA deste ano – explica Magner Steffens.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, a sustentabilidade é um dos grandes desafios da moda, atualmente. A tecnologia Audaces aproxima o consumidor final dos projetistas, estilistas, diretores criativos para que as empresas consigam entender e desenvolver com mais assertividade as suas peças, os seus produtos para aquele consumidor que deseja adquirir. Ela permite produzir com mais rapidez e assertividade.

Com mais de 15 mil clientes pelo mundo, a  empresa catarinense também está aproveitando a ITMA para ouvir os mercados dos cinco continentes para saber como pode ajudar as empresas nos seus desafios de produzir com mais sustentabilidade. Ela participa dessa exposição desde 2006.

As novas tecnologias da Audaces, conforme exemplos analisados pela própria empresa, proporcionam economia de 5% a 15% no uso de tecidos. Entre as soluções da empresa está um estúdio para apresentação virtual de peças-piloto aos clientes. Os sistemas são oferecidos ao mercado de forma customizada, dependendo da necessidade de cada empresa.

Realizada de 8 a 14 de junho na Fiera Milano Rho, em Milão, Itália, a ITMA 2023 reúne 1.709 expositores de 47 países. Desta vez, são 200 mil metros quadrados de área de feira. Segundo os organizadores, é o maior evento têxtil e exposição de máquinas na era pós-moderna. Entre os destaques estão materiais avançados, automação, futuro digital, tecnologias inovadoras, sustentabilidade e circularidade.

Continua depois da publicidade

Leia também

“Até 80% dos turistas gostariam de viagens mais sustentáveis”, diz especialista europeu

Facisc e Idel firmam acordo com empresa alemã para gestão de turismo sustentável

Empresa investe R$ 250 milhões em SC para produzir batata Pringles