Desde o final da semana passada (20-07-24), exportadores brasileiros de proteínas de aves estão enfrentando restrições devido ao cancelamento das vendas em função do caso isolado da doença NewCastle no Rio Grande do Sul. Novos exames mostraram controle do problema e o Ministério da Agricultura enviou notificação para a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) esclarecendo a conclusão do caso.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou nota nesta sexta-feira (26) na qual revela expectativa de que essa comunicação do ministério para a OMSA vai acelerar o restabelecimento integral do fluxo das exportações de proteína de frango do Brasil com os diversos mercados.
– Embora boa parte do fluxo sob suspensão esteja sendo assimilado por outros mercados importadores, a ABPA acredita que a notificação à OMSA (e o esperado restabelecimento status de livre da doença), bem como a alteração do status de autossuspensão e da área e abrangência sob monitoramento devem acelerar as negociações com os mercados importadores – afirmou a ABPA.
Segundo a entidade, foi fundamental para a busca de solução o trabalho realizado pelo Ministro da Agricultura, Carlos Fávero, e dos secretários Carlos Goulart, Roberto Perosa e equipes.
Continua depois da publicidade
– A situação, como se mostrou pelos resultados das amostras coletadas, foi pontual. A rapidez e a transparência das ações, neste contexto, ajudam a reforçar a elevada biosseguridade que trouxeram o Brasil à liderança global das exportações de carne de frango – afirmou a ABPA.
Quando o caso isolado foi identificado, o Ministério da Agricultura notificou os países compradores, seguindo norma sanitária internacional, mas nem todos suspenderam as importações do produto brasileiro. A retomada será para os mercados que fizeram a suspensão.
Leia também
Associação parceira de projeto bilionário de energia limpa reelege diretoria
Cervejaria de SC tem novo diretor e registra salto de vendas apesar do inverno
Evento Inova+Ação para o varejo espera mais de 3 mil empresários em Florianópolis
Multinacional que vai produzir aço que “cicatriza” faz 21 anos em SC