Um problema que preocupa Santa Catarina é a falta de movimentação de contêineres no Porto de Itajaí, devido a equívocos em decisões sobre operação portuária no ano passado envolvendo a prefeitura do município e o governo federal. O governador Jorginho Mello e equipe se reuniram com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, em Brasília, nesta terça-feira para falar sobre o problema. Jorginho defendeu uma solução para a volta rápida das atividades porque a falta de atividade há mais de seis meses vem afetando a economia de Itajaí e do Estado. O ministro informou que um novo edital está sendo preparado para breve.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de SC por WhatsApp

– Viemos aqui para demonstrar ao Governo Federal e ao Ministério que estamos preocupados com a situação que está colocada no Porto de Itajaí, que é muito importante para a cidade e para o Estado. Nós queremos encontrar caminhos e soluções. Está demorando demais e ninguém melhor que o ministro França para dar o encaminhamento definitivo. As tratativas discutidas até agora não resolveram e isso está prejudicando demais a cidade, os trabalhadores e a economia – afirmou o governador, conforme informação divulgada pela assessoria do Estado.

Jorginho Mello foi acompanhado do secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins; do secretário da Fazenda, Cleverson Siewert, e da secretária de Articulação Nacional, Vânia França. O ministro estava acompanhado do secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Fabrizio Pierdomênico.  

O ministro Márcio França informou que está sendo preparado um edital para atrair um novo operador portuário de contêineres e que a publicação está prevista para os próximos dias. Fança enfatizou também que é importante o porto retomar operações rapidamente e obserou que essa retomada é necessária para os trabalhadores portuários.

Continua depois da publicidade

– O Estado sempre se colocou à disposição para contribuir, mesmo sem ser chamado. O pedido do encontro com o ministro Márcio França foi para ratificar nossa preocupação e reforçar que queremos e podemos colaborar – explicou o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.

Leia também

Ministério da Agricultura fará missão ao Japão para tentar reabrir mercado ao frango de SC

Ministro promete a Jorginho prioridade na negociação pelo fim do embargo do Japão