Santa Catarina fechou o mês de janeiro com crescimento de 4,8% no Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-SC) frente ao mês anterior, na série livre de efeitos sazonais. O indicador é apurado pelo Banco Central é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). No acumulado dos últimos 12 meses, o Estado cresceu 6,5% e ficou em terceiro lugar. Frente a janeiro de 2021, revê alta de 1,9%.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Os principais dados considerados pelo BC nessa estimativa são as pesquisas mensais do IBGE. Segundo esses levantamentos, em janeiro a produção industrial do Estado cresceu 0,9% em relação a dezembro, na série com ajustes sazonais. O comércio teve alta de 0,1% e os serviços recuaram 1,7% nessa mesma comparação.
O acompanhamento mensal do IBCR-SC é feito pelo Observatório Fiesc, da Federação das Indústrias de Santa Catarina. Os técnicos da instituição observaram que a indústria metalúrgica registrou a maior alta em janeiro frente a dezembro, de 29,6%, e os setores de construção e confecções também tiveram bom desempenho. A agropecuária, com as contratações temporárias para colheita, também ajudou.
Além de SC, que ficou em primeiro lugar, tiveram resultado positivo em janeiro frente a dezembro no IBCR, também, o Espírito Santo, que cresceu 2,8%; o Rio Grande do Sul teve 0,3%; o Paraná 0.2%; e o Rio de Janeiro, 0,1%. No acumulado do ano passado, o RS liderou a alta do IBCR com 7,8%, seguido pelo Espírito Santo com 6,7% e SC por 6,5%. A média brasileira do IBC-Br foi um recuo de 1%, ficou estável frente a janeiro de 2021 e cresceu 4,7% nos últimos 12 meses.
Continua depois da publicidade