Santa Catarina registrou em maio crescimento de 0,91% no Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR-SC) frente ao mês anterior, a segunda alta consecutiva nessa série com ajuste sazonal, segundo dados do Banco Central. Na comparação com maio de 2020, SC cresceu 14,03%, a terceira maior variação do país, atrás do Amazonas (21%) e Espírito Santo (15,3%). No acumulado de janeiro a maio frente aos mesmos meses do ano passado, a atividade catarinense teve alta de 8,91%, informou o Observatório Fiesc.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Considerado uma prévia do PIB, o IBCR é elaborado principalmente com base nas variações de atividades apuradas pelo IBGE no mesmo mês. Santa Catarina registrou em maio, na série frente ao mês anterior com ajuste sazonal, estabilidade (0,1%) da produção industrial, alta de 2,2% dos serviços e de 1,5% do comércio. O desempenho da agropecuária foi positivo.
Segundo o Observatório Fiesc, a economia brasileira teve alta de 0,43% em maio frente ao mês anterior e, no período de janeiro a maio cresceu 6,60% em relação aos mesmos meses de 2020. Em ambos os casos, SC cresceu mais que a média nacional.
Na série com ajuste sazonal de janeiro de 2020 até maio deste ano, SC alcançou crescimento acumulado de 154,63% na atividade econômica. No mesmo período, o Brasil cresceu 139,11%.
Continua depois da publicidade
Leia também:
SC vai ativar Zona de Processamento de Exportação de Imbituba e criar mais duas
Mais de 40 frigoríficos de SC criam marca coletiva de carnes e derivados