A economia do Estado cresceu 2,5% em fevereiro na comparação com o mês anterior, janeiro, sem considerar efeitos sazonais. É isso que registra o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBCR-SC), considerado também uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). Na comparação com fevereiro do mês anterior, o crescimento ficou em 1,9% e no acumulado dos últimos 12 meses cresceu 2,5%.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Segundo análise do Observatório Fiesc, da Federação das Indústrias de Santa Catarina, o que puxou o crescimento em SC no mês de fevereiro foram os setores da indústria e da agropecuária. Segundo dados da Epagri/Cepa, a produção agrícola do verão cresceu 32,1% frente ao mesmo período de 2021-2022, com destaque para grãos, principalmente a maior produção de soja.
Outro setor que se destacou foi a produção industrial, que cresceu 1,8%, com maior atividade dos setores de máquinas e equipamentos, que cresceu 12,4%. Os serviços cresceram 1% frente ao mês anterior e o varejo ampliado recuou 0,6% na mesma comparação, em função da retração de 10 dos 14 setores pesquisados pelo IBGE em Santa Catarina.
O desempenho da economia nacional foi maior do que o de SC no mesmo período, segundo essa prévia do Banco Central. O Brasil cresceu 3,3% em fevereiro frente a janeiro, 2,8% na comparação com o mesmo mês do ano passado e teve alta de 3,0% no acumulado dos últimos 12 meses.
Continua depois da publicidade
Leia também
Sebrae Nacional realiza encontro de dirigentes em Florianópolis
Governo de SC reafirma à CCR que apoia segunda pista no Aeroporto de Navegantes
Marcos Saito assume a superintendência da Conab em SC
Conheça as empresas vencedoras do Prêmio Aemflo Inovação 2023