Em cidades onde as águas invadiram imóveis nas últimas chuvas em Santa Catarina, os atingidos estão procurando repor itens perdidos e fazer reformas por meio de compras a prazo. A informação é da rede varejista Berlanda, que atua com mais de 190 lojas e está presente na maioria das cidades do Estado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Segundo a empresa, os primeiros itens procurados são os essenciais, como colchão, fogão e refrigerador. Mas na análise dos clientes, a empresa apurou também que eles estão buscando crédito em lojas de outros segmentos, em especial de materiais de construção.
Isso indica que, além da perda de móveis e eletros, as estruturas dos imóveis ficam danificadadas, como portas, paredes, pisos e outras.
Embora o governo federal tenha liberado o FGTS dos atingidos, esse tipo de recurso já não impacta tanto nas compras, ou seja, não gera compra à vista porque as famílias prejudicadas têm diversas demandas que requerem pagamentos de serviços. Uma delas é o trabalho de recuperação do imóvel.
Continua depois da publicidade
Além disso, desde a pandemia, o governo federal tem facilitado retiradas do FGTS, como saque dos recursos de contas inativas, retiradas anuais e empréstimos com garantias do FGTS. Isso tem reduzido a poupança dos trabalhadores no fundo federal.
A Berlanda informa que realiza atendimento diferenciado em suas lojas conforme o tamanho do sinistro que atingiu cada cidade. Nas mais prejudicadas, suspende temporariamente as ações de cobrança de compras a prazo para que o cliente tenha um tempo maior para se restabelecer. Cada caso é analisado. A empresa faz repactuação e retirada de encargos.
A oferta de crédito também considera a situação de cada cliente, explica a Berlanda. Quem foi afetado pelas chuvas e faz compra pela primeira vez, faz um parcelamento normal. Mas quem já tem parcelamento na empresa e precisa fazer novas compras a prazo, ela analisa a situação de cada um. Em caso de alto endividamento, solicita prova do dano sofrido com a chuva para facilitar novamente a compra.
A exemplo das demais grandes varejistas de SC, a empresa está com a promoção de Black Friday, que vai até o final deste mês, ou seja, até o dia 30, que é a próxima quinta-feira. Nessa data, é paga, também, a primeira parcela do 13º salário.
Continua depois da publicidade
Leia também
Negócios com a Argentina seguem, mas com maior atenção, diz presidente de câmara da Fiesc
Como SC planeja arrecadar mais sem elevar alíquota de ICMS
Indústrias do Sul lideram práticas para reduzir a poluição do ar, mostra pesquisa CNI
Facisc sugere isenções e crédito emergencial a empresas atingidas por chuvas em SC
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC