Santa Catarina manteve a posição de terceiro maior polo de empresas distribuidoras atacadistas do Brasil em 2020, segundo o ranking Abad/Nilsen 2021, da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), que traz dados de 660 empresas do setor no país. Juntas, empresas do Estado faturaram R$ 10,5 bilhões ano passado, segundo a pesquisa.
Continua depois da publicidade
Mas o presidente da Adac SC, Valmir Müller, observa que se todas as empresas do Estado participassem do levantamento, o faturamento local subiria para cerca de R$ 20 bilhões. SC tem três dos 10 maiores atacados distribuidores do país e um dos maiores distribuidores com entrega.
Vendas do comércio de SC sobem 7,6% em março frente a mesmo mês de 2020
No grupo de atacados distribuidores, a maior empresa de SC é a Delly’s Food Service, de Jaraguá do Sul, que faturou R$ 2,33 bilhões em 2020, com crescimento de 16,7% frente a 2019. Em segundo lugar ficou o Grupo Pegoraro – Deycon, de Joaçaba, com faturamento de R$ 1.642 bilhão e crescimento de 17,6%, seguido pela Link, de Joinville, que faturou R$ 880 milhões e cresceu 10%.
A GAM, de Tubarão, especializada no setor de medicamentos, é a maior de Santa Catarina no segmento de distribuição com entrega. Ela faturou no ano passado R$ 1,84 bilhão, com crescimento de 7,7% em relação a 2019.
Continua depois da publicidade
O faturamento total do setor no país, ano passado, alcançou R$ 287,8 bilhões, com alta de 8,9% frente ao ano anterior. O montante alcançado correspondeu a praticamente a metade do consumo geral de produtos no país, que chegou a R$ 562,3 bilhões em 2020.

Com forte logística portuária e cortada por diversas rodovias nacionais, Santa Catarina se destaca no setor de distribuição nacional. Das mais de 600 empresas desse levantamento, cerca de 100 são de SC, muitas de pequeno porte.
Segundo o presidente da Adac SC, Valmir Müller, a pandemia ajudou a impulsionar o crescimento do setor. Isso porque fez as famílias consumirem mais em casa e motivou o pagamento do auxílio emergencial pelo governo federal. As vendas por e-commerce subiram 41% frente a 2019 e chegaram a R$ 87,4 bilhões.