Brasília sedia na próxima semana – em 29 e 30 de março – a 6ª Conferência Nacional de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs). Uma das maiores comitivas estaduais será catarinense. SC estará representado pela Associação dos Produtores de Energia de Santa Catarina (Apesc) e por empresas que integram a cadeia de fornecedores do setor.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O evento, que será no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) é realizado pela Associação Brasileira de PCHs e CGHs (Abrapch). A programação inclui questões regulatórias, ambientais, sociais, econômicas e políticas para esse segmento.

-Trata-se do maior encontro do segmento no país e a Apesc precisa estar presente para representar os mais de cem associados e levar as experiências exitosas de Santa Catarina na geração de energia por meio de fontes hídricas – afirma o presidente da associação, Pablo Cupani Carena.

As PCHs e CGHs são pequenas geradoras, mas com capacidades diferentes. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), PCHs são usinas com reservatórios de até três quilômetros quadrados e potência instalada de 1 e 30 MW. As CGHs são menores, podem ter potência de até 5 MW.

Continua depois da publicidade

Santa Catarina conta com uma geografia que facilita a instalação desse tipo de usina pequena. Uma das principais queixas dos investidores desse segmento é a demora para a liberação de licenças ambientais.

O Estado estará presente no evento, também, com empresas apoiadoras, que são fornecedoras do setor. Nessa lista estão a WEG, Eletrisa, Erzeg, ESB Engenharia, Hacker Industrial, Hydrowheel, Progressul, Lindner e Geoenergy. A Faex Energy, feira realizada em parceria pela Associação Empresarial de Xanxerê (Acix), também estará presente junto com a Apesc.

A vice-presidente da Apesc e coordenadora da Faex Energy, Elisa Fracasso, destaca que a forte presença de SC visa fortalecer o Estado como referência na geração de energia limpa e renovável. O segmento de pequenas centrais oferece oportunidade de investimentos no Estado.

Leia também

Florianópolis, “Ilha do Silício” e de oportunidades

Destino Floripa inaugura portal e festeja os 350 anos de Florianópolis

Florianópolis terá projeção no Brasil e exterior  via selo Unesco da Gastronomia

Governo lança Programa SC Inovadora para acelerar o setor de tecnologia

Dia Mundial da Água: programa ensina agricultores a preservar águas