Entidade que representa um dos setores mais dinâmicos da economia do Estado, a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) está trocando de comando. Elegeu nesta terça-feira (07) a nova diretoria para o período 2024-2026, que tem na presidência o empresário Diego Brites Ramos, sucessor de Iomani Engelmann.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Com chapa única, a eleição foi em assembleia geral híbrida, com participantes na sede da entidade, no Centro de Inovação Acate Primavera, em Florianópolis, e alguns de forma on-line. A posse será dia 1º de junho.

Diego Brites Ramos é acionista e diretor geral da empresa Teltec Solutions, de Florianópolis. Chega com experiência relevante no associativismo do setor porque participa da entidade da qual, nos últimos quatro anos, foi vice-presidente de Relacionamento. Ele também é vice-presidente de Sustentabilidade da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro).

A nova diretoria da Acate é integrada, também, por sete vice-presidentes: Annalisa Blando Dal Zotto (Finanças), Walmoli Gerber Júnior (Marketing), Cesar Griebeler (Integração), Betina Giehl Zanetti Ramos (Relacionamento), Tulio Vinicius Duarte Christofoletti (Ecossistema), Moacir Antonio Marafon (Talentos) e Henrique Marcos Fava Bilbáo (Internacionalização). O presidente Iomani Engelmann será membro do Conselho Deliberativo.

Continua depois da publicidade

– Temos que pensar grande e grandes ações exigem movimentações conjuntas. Temos que juntar o setor produtivo, o melhor da academia e o melhor do governo para promover o desenvolvimento da tecnologia, ciência, inovação e empreendedorismo. Criar uma agenda em torno de interesses comuns. Estabelecer um centro global de empreendedorismo e tecnologia, um ecossistema pujante que ajude a desenvolver inovações que contribuem para o crescimento da geração de empregos, criação de riqueza e de uma economia vibrante baseada no conhecimento – destacou Diego Brites Ramos.

Para o novo presidente da Acate, o ecossistema de inovação local está num momento de mostrar ao mundo as vantagens de se inovar em Santa Catarina. Um dos desafios da nova diretoria é trabalhar para indicar rumos para que o setor seja mais competitivo. A Acate é uma referência como entidade e se destaca na defesa dos interesses do setor.

Atualmente, a entidade tem mais de 1,7 mil associados, com oito centros de inovação instalados nas principais cidades de SC. Mas o setor soma em SC mais de 22 mil empresas, cerca de 80 mil empregos diretos e receita de R$ 24 bilhões por ano. Entre os desafios da associação está a internacionalização de negócios. Esse tema tem sido destaque nas últimas gestões e segue com atenção pela importância de ser global.

Saiba como ficaram a diretoria e os conselhos da Acate:
Presidente: Diego Brites Ramos
Vice-Presidente de Finanças: Annalisa Blando Dal Zotto
Vice-Presidente de Marketing: Walmoli Gerber Júnior
Vice-Presidente de Integração: Cesar Griebeler
Vice-Presidente de Relacionamento: Betina Giehl Zanetti Ramos
Vice-Presidente de Ecossistema: Tulio Vinicius Duarte Christofoletti
Vice-Presidente de Talentos: Moacir Antonio Marafon
Vice-Presidente de Internacionalização: Henrique Marcos Fava Bilbáo

Conselho Fiscal

Membros efetivos:
Sergio De Lima Viola
Marcos Luiz Marchezan
Guilherme Domingos Ferla Junior

Membros suplentes:
David Mauricio Escobar Gomez
Maristela Franco Paes Leme Pinheiro

Conselho Deliberativo:
Iomani Engelmann Gomes
Alexandre D‘avila Da Cunha
Rui Luiz Gonçalves
Renata Oliveira Da Costa Silva
Isabela Blasi Valduga
Marcio Muxfeldt
Fabiano Dell’Agnolo
Cassio Brodbeck Caporal
Daniel Dos Santos Leipnitz
Edenir Silva
Claudio Roberto Grando
Valmir Marcos Tortelli
Fernanda Maria Barreto Bornhausen

Continua depois da publicidade

Leia também

Granja Faria doa 1 milhão de ovos para atingidos pela enchente no RS

Como catarinenses podem doar mantimentos e produtos para vítimas das chuvas no RS

Por terra e pelo ar, empresas e entidades de SC ajudam gaúchos atingidos pela enchente

Sul do Brasil planeja unir ações das defesas civis para prevenção e socorro em catástrofes

Saiba como será o plano “pós-guerra” para reconstruir o Rio Grande do Sul

Federações empresariais de SC se unem às gaúchas para doações