Atenta à evolução das obras do contorno viário da Grande Florianópolis, a Federação das Empresas de Transporte e Logística (Fetrancesc) fez uma vistoria em trechos da futura estrada nesta terça-feira (09). O diretor de Operações Sul da concessionária Arteris, Antônio Cesar Ribas Sass, reafirmou que a via duplicada, de 50 quilômetros, ficará pronta em dezembro de 2023.
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O presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider, foi acompanhado de outros empresários e foi recebido por Cesar Sass, que explicou as etapas em andamento.
– Dos 50 quilômetros, nós estamos praticamente com todos os locais em trabalho e temos cerca de 30 quilômetros de pavimentos já entregues. Dos oitos túneis, seis já estão interligados, dois pavimentados, quatro em fase de pavimentação e dois em fase de interligação, o que possivelmente ocorrerá entre junho e julho – detalhou Ribas Sass.
Questionado sobre o prazo de conclusão da obra e liberação para uso, ele disse que a previsão é mesmo para dezembro deste ano. Segundo ele, é um desafio grande porque os cronogramas estão justos, mas nos últimos meses foi possível avançar, por isso essa data está sendo mantida. Ela foi informada pela companhia no primeiro semestre de 2022.
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Segundo a empresa, já são cerca de 33 quilômetros pavimentados. De oito túneis, seis estão sendo interligados e de sete pontes duplas, seis estão prontas. De 20 passagens em desnível, 12 estão em operação e de seis trevos de intersecção, três estão concluídos e operando.
– Percebemos o ritmo das obras, a atuação das empreiteiras e também a manifestação de representantes da Arteris sinalizando que efetivamente a obra será entregue ao final de 2023. Essa é a expectativa de uma obra que é de extrema relevância para toda a sociedade, principalmente para o transporte rodoviário de cargas – afirma o presidente da Fetrancesc.
A entidade tem interesse especial nesse contorno porque ele está sendo feito justamente para atender o transporte de carga, que hoje impacta muito no atraso das viagens pela BR-101 Norte. Por estar com ocupação acima do que comporta, enfrenta intenso transito de caminhões tanto nas duas pistas no sentido Sul-Norte, quanto Norte-Sul.
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