Atenta ao maior ritmo de crescimento da economia mundial em função do avanço das vacinas conta a Covid-19 e, também, da elevação da demanda no Brasil em diversos setores industriais, a multinacional ArcelorMittal inicia investimento de R$ 1,95 bilhão (US$ 350 milhões) na unidade Veja, em São Francisco do Sul, Norte de Santa Catarina. O projeto da visa implantar a terceira linha de galvanização e uma nova linha de recozimento contínuo Cold Mill Complex (CMC), que elevará a capacidade produtiva da unidade para 2,2 milhões de toneladas por ano. As instalações deverão estar concluídas no terceiro trimestre de 2023.
Continua depois da publicidade
Santa Catarina tem dois bilionários na lista global da Forbes de 2021
O plano da companhia indiano-francesa é produzir no Brasil itens diferenciados com o Magnelis, um revestimento de galvanização por imersão a quente com a sigla Zn/AI/Mg que patenteou recentemente e só processa na Europa. Ele resulta em aço revestido mais resistente, usado em produtos que necessitam de maior proteção contra a corrosão, como na construção civil e em painéis para energia solar.
ArcelorMittal investe em unidade de São Francisco do Sul
Segundo o gerente geral da ArcelorMittal Vega, Sandro Sambaqui, a unidade já fornece ao setor automotivo uma gama de aço revestido e, com essa expansão, vai oferecer bobinas de alta resistência não revestidas. O investimento significará mais oferta de produtos com maior qualidade.
Continua depois da publicidade
Esse investimento vinha sendo postergado há anos. O projeto foi elaborado em 2011, mas com a crise mundial foi adiado e uma nova tentativa de retomar foi em 2014. Ele vai elevar a produção de 1,6 milhão de toneladas para 2,2 milhões de toneladas por ano. A companhia ainda não estimou quantos empregos serão abertos. Atualmente, oferece 607 empregos diretos e 386 indiretos em todo o complexo industrial em SC.